ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
UM RELATO DE CASO DA ACADÊMICA DO CURSO DE MEDICINA
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v17i43.29660Resumo
Todo ser humano ao nascer aos poucos vai passando por fases de desenvolvimento, contudo, podem ocorrer mudanças bruscas e foi o que ocorreu com Elaine Luzia dos Santos, que no decurso do terceiro ano de Medicina na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, foi acometida de um Acidente Vascular Cerebral; após meses de recuperação e reabilitação, a acadêmica retorna à Universidade. Para tanto, recebeu o Atendimento Educacional Especializado – AEE, como balizar para a inclusão pelos profissionais do Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais – PEE. O objetivo é narrar momentos desse processo, no qual teceu-se um recorte do Internato no Hospital Universitário do Oeste do Paraná – HUOP. O arcabouço teórico utilizado para a elaboração deste artigo envolve documentos legais em âmbito mundial e nacional, além de autores como: Vigotski (1997), Castro et al. (2008), Diniz (2012), entre outros. Ressaltamos que todo o aparato estruturado para o retorno da acadêmica juntamente com sua determinação e vontade de vencer foi fundamental para o êxito de sua caminhada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.