CONDIÇÕES DE INGRESSO E PERMANÊNCIA DO PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v17i43.29663Resumo
À luz da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (PAEE-EI), de 2008, bem como com da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), de 2015, este artigo visa discutir as condições de ingresso e permanência dos estudantes que são público-alvo dessa política nos cursos de graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG). Consubstanciado no levantamento e análise das ações e políticas implementadas pela referida Universidade, bem como em relatos de gestores e estudantes dessa instituição que participaram de pesquisa, este artigo pode afirmar que a UFG, impulsionada pelas “políticas inclusivas” do Governo Federal, vem atuando para viabilizar o ingresso, a permanência e o desenvolvimento acadêmico de seus estudantes PAEE. Não obstante, estes ainda enfrentam diversas barreiras em seus percursos acadêmicos, que dificultam a efetiva participação nos cursos de graduação da UFG. Com efeito, o processo de humanização e de garantia dos direitos humanos dos estudantes PAEE na UFG apresenta-se comprometido. Assim, coloca-se a necessidade de articular esforços com outros grupos minoritários para que não somente a UFG, mas as demais Universidades no Brasil e a sociedade brasileira superem as práticas opressoras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.