ATUAÇÃO DO AEE NO ENSINO SUPERIOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v17i43.29664Resumo
A inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior, apesar de recente e até este momento não contar com legislação específica que a normatize e oriente, tem se apoiado em documentos legais que preconizam a educação inclusiva e o atendimento educacional especializado dentro das possibilidades permitidas pela transversalidade em todos os níveis de ensino garantida pela legislação e pelos princípios e fundamentos da educação como direito humano incondicional a todos os indivíduos. Nesta direção, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste - de Francisco Beltrão tem realizado através do Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais - PEE, o Atendimento Educacional Especializado - AEE - dos seus acadêmicos com deficiência ou necessidade especial, atuando junto aos estudantes, Colegiados e Centros propondo e realizando discussões, orientações e sugestões que permitam a formulação, revisão e/ou readequação de práticas pedagógicas que construam um ensino superior cada vez mais inclusivo e factível para acadêmicos com deficiência concluírem sua formação. O presente artigo apresenta o relato de uma experiência de AEE com uma acadêmica do 5º ano do curso de medicina do referido campus, diagnosticada com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH e em situação de estágio curricular. Relata os procedimentos empregados pelo PEE e pela Pedagoga que a acompanhou do momento da detecção da necessidade de apoio até a conclusão dos estágios. Finda com o registro dos resultados do trabalho do AEE e os avanços obtidos pela acadêmica em sua construção como profissional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.