ACESSIBILIDADE, EDUCAÇÃO SUPERIOR E ENSINO REMOTO: EFETIVAÇÃO CAMUFLADA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v17i43.29667

Resumo

 A pandemia do Covid 19 trouxe a necessidade de mudanças emergências em vários âmbitos da sociedade, inclusive no âmbito educacional. Entretanto, a urgência das medidas pode não ter contemplado todas as necessidades para a garantia da acessibilidade em suas diversas dimensões, visando a promoção do ensino na modalidade remota. Com base nessa discussão, este estudo teve por objetivo analisar a acessibilidade no ensino remoto para a educação superior em uma universidade federal, em tempos de pandemia Covid 19, a partir da política educacional. Foi realizada a busca por documentos publicados pelo Ministério da Educação e resoluções publicadas pela Pró-Reitoria de Graduação -ProGrad e Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis-ProACE de uma universidade federal do interior do estado de São Paulo, no período de março de 2020 a dezembro de 2020. A análise dos dados se deu a partir dos apontamentos de Dermeval Saviani em suas produções referente ao contexto pandêmico. Os resultados da pesquisa indicam que não houve a implementação de uma política educacional que se atentasse para a garantia da acessibilidade, em sua amplitude, na educação superior, no ano de 2020, com a adoção do ensino remoto.

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Publicado

11-11-2022

Como Citar

PIAIA, T. M.; ORLANDO, R. M.; PICHARILLO, A. D. M. . ACESSIBILIDADE, EDUCAÇÃO SUPERIOR E ENSINO REMOTO: EFETIVAÇÃO CAMUFLADA . Educere et Educare, [S. l.], v. 17, n. 43, p. 81–98, 2022. DOI: 10.48075/educare.v17i43.29667. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/29667. Acesso em: 11 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Pessoas com Deficiência no Ensino Superior: experiências e desafios