ACESSIBILIDADE, EDUCAÇÃO SUPERIOR E ENSINO REMOTO: EFETIVAÇÃO CAMUFLADA
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v17i43.29667Resumo
A pandemia do Covid 19 trouxe a necessidade de mudanças emergências em vários âmbitos da sociedade, inclusive no âmbito educacional. Entretanto, a urgência das medidas pode não ter contemplado todas as necessidades para a garantia da acessibilidade em suas diversas dimensões, visando a promoção do ensino na modalidade remota. Com base nessa discussão, este estudo teve por objetivo analisar a acessibilidade no ensino remoto para a educação superior em uma universidade federal, em tempos de pandemia Covid 19, a partir da política educacional. Foi realizada a busca por documentos publicados pelo Ministério da Educação e resoluções publicadas pela Pró-Reitoria de Graduação -ProGrad e Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis-ProACE de uma universidade federal do interior do estado de São Paulo, no período de março de 2020 a dezembro de 2020. A análise dos dados se deu a partir dos apontamentos de Dermeval Saviani em suas produções referente ao contexto pandêmico. Os resultados da pesquisa indicam que não houve a implementação de uma política educacional que se atentasse para a garantia da acessibilidade, em sua amplitude, na educação superior, no ano de 2020, com a adoção do ensino remoto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.