PARTICIPAÇÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA NO CURSO PRÉ-VESTIBULAR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ- UNIOESTE
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v17i43.29668Resumo
O presente artigo trata da importância do curso pré-vestibular da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) para a promoção da inclusão da pessoa com deficiência no Ensino Superior. Este é um estudo qualitativo de cunho histórico, bibliográfico e com relatos de experiência. A Unioeste está comemorando 25 anos da implantação de seu Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (PEE). Discute-se ações no campo educacional que fomentam legislações e diretrizes culminando na reserva de 5% de vagas para pessoas com deficiência a partir do vestibular de 2022. O curso pré-vestibular criado em 2007 tem como objetivo atender alunos de baixa renda que concluíram ou estão concluindo o ensino médio, e garantir a participação da pessoa com deficiência. Os diversos relatos de profissionais do PEE descrevem a importância desse programa que promove condições de inclusão e permanência da pessoa com deficiência na universidade.
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