Educação de Jovens e Adultos (EJA): proposta e realidade pós-pandemia
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v18i45.29683Palavras-chave:
EJA; Pandemia; Rede de Ensino do Paraná.Resumo
Esse trabalho analisa a proposta e a realidade pós-pandemia da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em um colégio da rede estadual do Paraná (PR), a partir da realização da prática de estágio em 2002, acerca do trabalho do pedagogo. A metodologia do estudo compreendeu estudo de documento oficiais e legais, questionário e entrevistas. Para entender essa proposta de ensino e em como ela acontece na rede do Paraná se analisou materiais no site oficial desta rede. Para contextualização do colégio e da realidade da EJA nele se realizou o estudo do Projeto Político- Pedagógico do colégio e entrevistas com a diretora e a pedagoga da EJA. Por fim, analisou-se a realidade da EJA no colégio através da realização de questionário, respondido via Google Forms e impresso, por 36 alunos, quanto aos motivos pelos quais os alunos buscam esta modalidade, quais as dificuldades e suas realidades enquanto estudantes. Os dados elucidaram que os alunos são jovens e adultos, em maioria trabalhadores, com ou em busca de emprego remunerado, que, permeados pelas consequências da pandemia, enfrentam dificuldades face à crise sanitária e econômica que se vive no país, e buscam na EJA oportunidade de estudo e melhoria de vida. Assim, vemos a importância de a EJA garantir o direito à educação a tais sujeitos, que por algum motivo não conseguiram estudar, o que requer uma organização escolar e práticas pedagógicas, assim como políticas educacionais que propiciem condições efetivas para tal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.