INCLUSÃO ESCOLAR: DIÁLOGOS E ARTICULAÇÕES ENTRE PROFESSORES NA TRANSIÇÃO DE ALUNOS PAEE DO 5º (QUINTO) PARA O 6º (SEXTO) ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v17i44.29694Palavras-chave:
Inclusão Escolar; Atendimento Educacional Especializado; Salas de Recursos Multifuncionais.Resumo
Este artigo busca discutir aspectos relacionados à inclusão escolar e às salas de recursos multifuncionais (SRM) como espaços inclusivos, a fim de compreender de que forma ocorre o diálogo e a articulação pedagógica entre os professores do 5º (quinto) e 6º (sexto) ano do ensino fundamental e os professores SRM no processo de transição de alunos público alvo da educação especial (PAEE). Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de caráter interpretativo, em escolas da Rede Municipal e Estadual de Ensino. Para a coleta de dados, foram aplicados questionários e organizados encontros com um grupo focal. Como principais resultados da pesquisa, destaca-se que a falta de diálogo e articulação entre os professores do 5º (quinto) e 6º (sexto) ano e das SRM pode gerar impactos na atuação dos professores das classes regulares em relação aos alunos PAEE, pois esses profissionais não recebem os conhecimentos e as ferramentas necessárias, por meio da formação inicial ou continuada, e tampouco informações suficientes e correspondentes às necessidades dos alunos PAEE com os quais atuam.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.