A EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLA: EXPERIÊNCIAS DE JOVENS DO QUILOMBO CHÁCARA DAS ROSAS – CANOAS/RS
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v18i45.30024Palavras-chave:
Étnico-racial; Quilombolas; Políticas educacionais.Resumo
O estudo trata das relações étnico-raciais na trajetória escolar de jovens quilombolas do Quilombo Chácara das Rosas, no município de Canoas no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória ocorrida entre os anos 2020 e 2021. Por meio da análise de conteúdo de entrevistas compreensivas e da análise documental de políticas educacionais sobre educação étnico-racial objetivamos compreender como as relações étnico-raciais são percebidas e significadas por quatro jovens quilombolas em suas trajetórias escolares no Ensino Fundamental. Sustenta-se teoricamente no campo das epistemologias do sul, políticas educacionais e no conceito de juventudes. Identificamos que a relevância da educação para as relações étnico-raciais é compreendida pelos jovens. No entanto, possuem contato pontual com a temática na escola, o que os faz procurar conhecimentos sobre suas origens culturais por meio da oralidade, em conversas realizadas com familiares no interior do Quilombo. Os conteúdos, ações e atividades relacionadas e educação das relações étnico-raciais são escassas nas escolas e influenciam na percepção de jovens negros sobre si e seus posicionamentos nos espaços coletivos.
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