Crise da educação contemporânea: da aprendizagem à formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v18i47.30057

Palavras-chave:

Filosofia da Educação; Aprendizagem; Diálogo Hermenêutico.

Resumo

O texto visa a debater a crise da educação contemporânea baseada em critérios de mensuração de resultados pela ótica da aprendizagem. Reflete sobre a retórica inflada da aprendizagem que tomou conta dos cenários da educação em nível mundial nos últimos tempos e tenta mapear a origem desse discurso. Tensiona os elementos que estão em jogo nesse processo, especialmente a ideia de “governamento pedagógico das populações” (NOGUERA-RAMÍREZ, 2009; SIKILERO; THOMA, 2015), ora como uma nova “totalidade social” (BIESTA, 2012; 2013; 2018; BALL, 2013), que contraria os princípios de uma educação democrática, posto que concentrada apenas no aspecto avaliativo do processo pedagógico. As políticas públicas quando pensadas numa perspectiva democrática precisam de referenciais da filosofia da educação que as auxiliem a problematizar de maneira plural, aberta e provisória o ideal de ser humano e sociedade buscado.  Conclui pela necessidade de redimensionar o discurso da educação sob o ponto de vista da ideia de formação, em especial a recuperação do diálogo hermenêutico alicerçado da leitura pontual que Gadamer faz de Sócrates.

Referências

ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1992.

BALL, S. Aprendizagem ao longo da vida, subjetividade e a sociedade totalmente pedagogizada. Revista Educação, Porto Alegre, v. 36, n. 2, p. 144-155, mai./ago. 2013.

BIESTA, G. Boa educação na era da mensuração. Cadernos de Pesquisa, v. 42, n. 147, p. 808-825, set./dez. 2012.

BIESTA, G. Para além da aprendizagem: Educação democrática para um futuro humano. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013. (Col. Educação: Experiência e Sentido).

BIESTA, G. O dever de resistir: sobre escolas, professores e sociedade. Educação, Porto Alegre, v. 41, n. 1, p. 21-29, jan./abr. 2018.

DALBOSCO, C. A. Educação e condição humana na sociedade atual. Formação humana, formas de reconhecimento e intersubjetividade de grupo. Curitiba: Appris, 2021.

DELORS, J. (ORG.). Educação um tesouro a descobrir – Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. 7. ed. Editora Cortez, 2012.

DOZOL, M. de S. Memórias Escolares: sem ressentimentos. Educação & Realidade, [S. l.], v. 34, n. 2, 2009.

GADAMER, H.-G. O caráter oculto da saúde. Petrópolis: Vozes, 2006.

GADAMER, H.-G. Über die Verborgenheit der Gesundheit. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1993.

GADAMER, H.-G. Verdad y método II. 2. ed. Salamanca: Sígueme, 1994.

GADAMER, H.-G. Verdade e Método II: Traços fundamentais de umahermenêutica filosófica. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

JAEGER, W. Paidéia: a formação do homem grego. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

NOGUERA-RAMÍREZ, C. E. O Governamento Pedagógico: da sociedade do ensino para a sociedade da aprendizagem. 2009. 266 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

PELBART, P. P. Solidão, fascismo e literalidade. Educação & Sociedade, v. 26, n. 93, p. 1323-1329, set./dez. 2005.

SIKILERO, C. T.; THOMA, A. da S. Pacto pela aprendizagem: estratégia biopolítica de governo da aprendizagem. Revista Teias, v. 16, n. 43, p. 06-18, out./dez. 2015.

SÓFOCLES. Antígona. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1997.

STEDEROTH, D. Formação ajustada: sobre a capitalização do humano na formação e sua administração total. In: DALBOSCO, C. A.; MÜHL, E. H.; FLICKINGER, H.-G. (ORG.). Formação humana (Bildung). Despedida ou renascimento? São Paulo: Cortez, 2019.

TREVISAN, A. L. Educação e Violência: a Educação contra o Fascismo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 43, n. 2, p. 1-14, mai./ago. 2020.

Downloads

Publicado

12-05-2023

Como Citar

TREVISAN, A. L.; DALBOSCO, C. A. Crise da educação contemporânea: da aprendizagem à formação. Educere et Educare, [S. l.], v. 18, n. 47, p. 68–89, 2023. DOI: 10.48075/educare.v18i47.30057. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/30057. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE: TENSÕES E PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA