O estágio Pós Doutoral em meio aos desafios das atividades Docentes e o processo de construção da autonomia investigativa

Autores

  • Suzete Terezinha Orzechowski Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná
  • Erico Ribas Machado Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v18i47.30196

Palavras-chave:

Estágio Pós Doutoral; Desafios; Elaboração Científica.

Resumo

O texto provem de um relato que compôs a mesa no fórum da XVI ANPED SUL/2022, “Socializando vivências: as diversas condições de pesquisa no Estágio Pós-doutoral”. O contexto do estágio pós-doutoral é revisitado por uma análise crítica e mais objetiva sobre as dificuldades de pesquisa sem afastamento integral das demais atividades a que são submetidos os pesquisadores brasileiros. Pontuamos as possibilidades e necessidades que se fazem refletidas no processo. A análise apresentada se reflete na bibliografia consultada e na experiencia refletida empiricamente.

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Publicado

12-05-2023

Como Citar

ORZECHOWSKI, S. T.; MACHADO, E. R. . O estágio Pós Doutoral em meio aos desafios das atividades Docentes e o processo de construção da autonomia investigativa. Educere et Educare, [S. l.], v. 18, n. 47, p. 230–239, 2023. DOI: 10.48075/educare.v18i47.30196. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/30196. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE: TENSÕES E PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA