O estágio Pós Doutoral em meio aos desafios das atividades Docentes e o processo de construção da autonomia investigativa
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v18i47.30196Palavras-chave:
Estágio Pós Doutoral; Desafios; Elaboração Científica.Resumo
O texto provem de um relato que compôs a mesa no fórum da XVI ANPED SUL/2022, “Socializando vivências: as diversas condições de pesquisa no Estágio Pós-doutoral”. O contexto do estágio pós-doutoral é revisitado por uma análise crítica e mais objetiva sobre as dificuldades de pesquisa sem afastamento integral das demais atividades a que são submetidos os pesquisadores brasileiros. Pontuamos as possibilidades e necessidades que se fazem refletidas no processo. A análise apresentada se reflete na bibliografia consultada e na experiencia refletida empiricamente.
Referências
CASTRO, P. M. R. de. Influência dos estágios pós-doutorais sobre a produtividade docente no sistema de pós-graduação, o caso da USP. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. Disponível em https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-22082006-154800/publico/DissertacaoPedro.pdf acesso em 15/09/2022.
CASTRO, P. M. R. de; PORTO, G. S.; KANNEBLEY JUNIOR, S. Pós doutorado, essencial ou opcional? Uma radiografia crítica no que diz respeito às contribuições para a produção científica. Revista Avaliação: Campinas, v. 18, n. 3, nov. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/KyVhSH5nJ3Nx9mNyDsyfQSD/?lang=pt. Acesso em: 27 out. 2022.
FREIRE. P. Pedagogia do Oprimido. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
GAGLIARDI, M.; BETTY, C. B. Processo de Orientação de Teses e Dissertações em Educação. In: SCHNETZLER, R. P.; OLIVEIRA, C. Orientadores em foco: o processo da orientação de teses e dissertações em educação. Brasília: Liber Livro, 2010.
HESS, R. Produzir sua obra- o momento da tese. Brasília: Liber Livro, 2005.
MARINELLI, C. R. G.; CARVALHO, R. A. A problemática da orientação de teses e dissertações em Educação. In: SCHNETZLER, R. P.; OLIVEIRA, C. Orientadores em foco: o processo da orientação de teses e dissertações em educação. Brasília; Liber Livro, 2010.
MARINELLI, C. R. G.; CARVALHO, R. A. Histórias de Orientação: Ética, Responsabilidade e Compromisso com o Campo Científico. In: SCHNETZLER, R. P.; OLIVEIRA, C. Orientadores em foco: o processo da orientação de teses e dissertações em educação. Brasília; Liber Livro, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.