Estágio Pós-Doutoral em perspectiva internacional: emergências, potencialidades e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v18i47.30200

Palavras-chave:

Estágio Pós-Doutoral; Pesquisa; Internacionalização.

Resumo

Este texto apresenta e problematiza as emergências, potencialidades e desafios do Estágio Pós-Doutoral em perspectiva internacional, com base na vivência da pesquisadora, a qual realizou parte do seu estudo na Índia. No que se refere às emergências, investiga-se para onde se encaminham as pesquisas de cunho internacional e se estão comprometidas com uma integração solidária entre os países. Quanto aos desafios, ressalta-se uma política de internacionalização baseada na solidariedade, o financiamento da pós-graduação, sobretudo as bolsas institucionais, o acesso às revistas internacionais, a formação de pesquisadores em línguas estrangeiras e as disciplinas em outros idiomas As potencialidades do pós-doutorado no exterior se expressam por meio de redes de pesquisa de cunho internacional, projetos, grupos de estudo, publicações coletivas, organizações de dossiês, participação em seminários e a mobilidade acadêmica, a qual propicia um relacionamento com diversas culturas.

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Publicado

12-05-2023

Como Citar

MARCOCCIA, P. C. de P. Estágio Pós-Doutoral em perspectiva internacional: emergências, potencialidades e desafios. Educere et Educare, [S. l.], v. 18, n. 47, p. 216–229, 2023. DOI: 10.48075/educare.v18i47.30200. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/30200. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE: TENSÕES E PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA