A educação básica no contexto de avanço neoliberal, neoconservador e neofascista: a conjuntura atual e os desafios para a democratização da educação
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v18i47.30213Palavras-chave:
Privatização da Educação; Democratização; Neoconservadorismo.Resumo
O artigo analisa as disputas entre público e privado na educação básica brasileira, considerando as particularidades do capitalismo neste período histórico, de avanço neoliberal, neoconservador e neofascista, verificando de que forma estes projetos societários influenciam na política educacional e na educação pública. As análises apontam para um processo de perdas democráticas na educação diante de um processo de fortalecimento do privado na educação pública, seja vinculado ao neoliberalismo e os valores de mercado e empreendedorismo; ou em uma perspectiva neoconservadora associada a propostas de ataque ao ensino público no âmbito ideológico. Trata-se de projetos societários em disputa, que se modificam conforme a correlação de forças. Para o próximo período, nesse sentido, o grande desafio que se apresenta é o fortalecimento do público e a democratização da educação e da sociedade.
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