A educação básica no contexto de avanço neoliberal, neoconservador e neofascista: a conjuntura atual e os desafios para a democratização da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v18i47.30213

Palavras-chave:

Privatização da Educação; Democratização; Neoconservadorismo.

Resumo

O artigo analisa as disputas entre público e privado na educação básica brasileira, considerando as particularidades do capitalismo neste período histórico, de avanço neoliberal, neoconservador e neofascista, verificando de que forma estes projetos societários influenciam na política educacional e na educação pública. As análises apontam para um processo de perdas democráticas na educação diante de um processo de fortalecimento do privado na educação pública, seja vinculado ao neoliberalismo e os valores de mercado e empreendedorismo; ou em uma perspectiva neoconservadora associada a propostas de ataque ao ensino público no âmbito ideológico. Trata-se de projetos societários em disputa, que se modificam conforme a correlação de forças. Para o próximo período, nesse sentido, o grande desafio que se apresenta é o fortalecimento do público e a democratização da educação e da sociedade.

Referências

ALMEIDA, R. de. A onda quebrada - evangélicos e conservadorismo. Cadernos Pagu, [S. l.], n. 50, 2017.

AVRITZER, L. Política e antipolítica nos dois anos do governo Bolsonaro. In: AVRITZER, L.; KERCHE, F.; MARONA, M. (ORG.) Governo Bolsonaro: retrocesso democrático e degradação política. Belo Horizonte: Autêntica, 2021. p. 13-20.

BERNARDI, L. M.; UCZAK, L. H.; LIMA, P. V. de. Redefinição das fronteiras entre o público-privado e implicações para a democratização da educação: o caso brasileiro. Polifonías Revista de Educación, v. VII, n. 19, p. 81-109, 2021.

BOITO, A. Por que caracterizar o bolsonarismo como neofascismo. Revista Crítica Marxista, n. 50, p. 111-119, 2020.

CAETANO, R. O protagonismo do setor privado na reforma do Ensino Médio no Brasil – o Instituto Unibanco e suas relações. In: PERONI, V. M. V.; LIMA, P. V. de; KADER, C. R. (ORG.). Redefinições das fronteiras entre o público e o privado: implicações para a democratização da educação. São Leopoldo: Oikos, 2018. p. 147-158.

COUTO, C. G. Do governo-movimento ao pacto militar fisiológico. In: AVRITZER, L.; KERCHE, F.; MARONA, M. (ORG.) Governo Bolsonaro: retrocesso democrático e degradação política. Belo Horizonte: Autêntica, 2021. p. 35-50.

DUARTE, A. de M.; CÉSAR, M. R. de A. Negação da Política e Negacionismo como Política: pandemia e democracia. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 45, n. 4, e109146, 2020

HARVEY, D. O Neoliberalismo: história e implicações. São Paulo: Loyola, 2014.

GRAMSCI, A. Sobre el fascismo: prólogo y selección de Enzo Santarelli. México: Ediciones Era, 1974.

GRAMSCI, A. Maquiavel a Política e o Estado Moderno. 7. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.

LACERDA, M. B. O novo conservadorismo brasileiro. Porto Alegre: ZOUK, 2019.

LAVAL, C.; DARDOT, P. La pesadilla que no acaba nunca. Barcelona: Gedisa editorial, 2017.

LIMA, P. V. de. O projeto educativo da nova direita brasileira: sujeitos, pautas e propostas. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020.

LUKÁCS, G. Introdução a uma estética marxista. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

MÉSZÁROS, I. Para além do Capital. São Paulo: Boitempo Editorial; Campinas: Editora da UNICAMP, 2002.

MOLL NETO, R. Reaganation: a nação e o nacionalismo (neo) conservador nos Estados Unidos (198q1-1988). 2010. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2010.

PACHUKANIS, E. Fascismo. São Paulo: Boitempo, 2020.

PERONI, V. M. V. A construção do Sistema Nacional de Educação e a gestão democrática em debate. In: ALMEIDA, L. C. et al. (ORG.). PNE em foco: políticas de responsabilização, regime de colaboração e Sistema Nacional de Educação. Campinas: Cedes, 2013. p. 1021-1033.

PERONI, V. Relação público-privado no contexto de neoconservadorismo no Brasil. Educ. Soc., Campinas, v. 41, e241697, 2020.

PERONI, V. M. V.; CAETANO, M. R.; LIMA, P. V. de. Neoliberalismo e neoconservadorismo nas políticas educacionais para a formação da juventude brasileira. Jornal de Políticas Educacionais, v. 15, n. 36, ago. 2021.

PERONI, V. M. V.; LIMA, P. V. de. Políticas conservadoras e gerencialismo. PRÁXIS EDUCATIVA (UEPG. ONLINE), v. 15, p. 1-20, 2020.

PERONI, V. M. V. Relação público-privada: o papel da educação na construção de um projeto societário democrático. In: PERONI, V. M. V.; ROSSI, A. J.; LIMA, P. V. de (ORG.). Diálogos sobre a relação entre o público e o privado no Brasil e na América Latina. São Paulo: Livraria da Física, 2021. Disponível em: https://www.ufrgs.br/gprppe/wp-content/uploads/2021/11/Dialogos-entre-o-publico-e-o-privado_digital.pdf.

POGGI, T. Fascismo à brasileira. In: DEMIER, F.; FIUZA, J. (ORG.). O neofascismo no poder (Ano I): análises críticas sobre o governo Bolsonaro. Rio de Janeiro: Consequência, 2019. p. 47-68.

PUELLO-SOCARRÁS, J. F. Nueva gramática del neo-liberalismo: itinerarios teóricos, trayectorias intelectuales, claves ideológicas. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia, 2008. p. 21-78.

ROCHA, J. C. de C. Guerra Cultural e retórica do ódio: crônicas de um Brasil pós- político. Goiânia: Caminhos, 2021.

ROSSI, A. J.; BERNARDI, L. M.; UCZAK, L. H. Relações entre Estado e empresários no PDE/PAR: algumas contradições na política educacional brasileira. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, [S. l.], v. 33, n. 2, p. 355-376, 2017.

RIKOWSKI, G. Privatização em educação e formas de mercadoria. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 11, n. 21, p. 393-413, jul./dez. 2017.

STANLEY, J. Como funciona o fascismo: a política do nós e eles. Porto Alegre: L&PM, 2018.

THOMPSON, E. P. A Miséria da Teoria ou um Planetário de Erros. Rio de Janeiro: Zahar, 1981. 228p.

VIEIRA, E. A. O Estado e a sociedade civil perante o ECA e a LOAS. Serviço Social & Sociedade, v. 19, n. 56, p. 9-22, 1998.

WOOD, E. Democracia contra capitalismo: a renovação do materialismo histórico. São Paulo: Boitempo, 2003.

Downloads

Publicado

12-05-2023

Como Citar

PERONI, V. M. V.; LIMA, P. V. de. A educação básica no contexto de avanço neoliberal, neoconservador e neofascista: a conjuntura atual e os desafios para a democratização da educação. Educere et Educare, [S. l.], v. 18, n. 47, p. 34–52, 2023. DOI: 10.48075/educare.v18i47.30213. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/30213. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE: TENSÕES E PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA