AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DIÁLOGOS COM A PRODUÇÃO BRASILEIRA

DIÁLOGOS COM A PRODUÇÃO BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v19i48.30318

Palavras-chave:

estado do conhecimento, escola, Tecnologias digitais, Educação Infantil

Resumo

O foco do presente estudo está em apresentar uma pesquisa do tipo estado do conhecimento referente a produção em teses e dissertações nacionais que investigaram o uso de tecnologias digitais na educação infantil. O estudo foi guiado pelos questionamentos: de que forma ela vem sendo considerada pelos professores na Educação Infantil? Em que medida as pesquisas nacionais têm oportunizado discussões sobre o uso dessas tecnologias digitais na Educação Infantil? Quais interesses dos pesquisadores são revelados nos estudos envolvendo a temática na Educação Infantil? Para respondê-los foi selecionando 38 estudos – teses e dissertações, procedendo agrupamento por categorias: cursos de formação/capacitação de professores; intervenção didática; concepções e percepções de professores sobre o uso das tecnologias digitais; estudos de revisão de teses e dissertações; softwares; e, outros. Os resultados do estudo apontaram haver um grande entusiasmo da comunidade escolar em relação às tecnologias digitais, todavia, os professores se mostram com pouco preparo para sua efetivação no cotidiano escolar. Além disso, o estudo assinala a necessidade de investimentos na área de tecnologias digitais e formação de professores.

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Publicado

29-10-2024

Como Citar

ROCHA, B. E.; ROSA, C. T. W. da; DARROZ, L. M. AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DIÁLOGOS COM A PRODUÇÃO BRASILEIRA: DIÁLOGOS COM A PRODUÇÃO BRASILEIRA. Educere et Educare, [S. l.], v. 19, n. 48, p. 142–169, 2024. DOI: 10.48075/educare.v19i48.30318. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/30318. Acesso em: 9 abr. 2025.