“Educar para promover o desenvolvimento”: uma análise da edição nº 140 da Revista do Ensino do Rio Grande do Sul a partir da lei 5692/71
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v18i45.30479Palavras-chave:
Revista do Ensino do Rio Grande do Sul; Ensino; Lei 5692/71Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar de que forma a edição nº 140 da Revista do Ensino, de abril de 1972, propaga as mudanças referentes ao ensino nacional após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases nº 5692/71. Através da metodologia utilizada, a análise documental, os resultados apontam que o impresso assume o compromisso técnico-prático de pormenorizar as orientações dispostas na referida lei aos docentes gaúchos, por meio de uma edição exclusivamente dedicada ao assunto. Além disso, quando a revista amplia os níveis de ensino que pretende contemplar, em 1971, pós LDB/71, reforça que é uma ferramenta didático-pedagógica de utilidade a todos os anos escolares, e que tem como um de seus propósitos servir como dispositivo de diálogo entre Estado-Escola. Outrossim, ao propagar as novas reformulações no ensino, sem questioná-las, alinha-se ideologicamente ao governo em vigor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.