A relação entre disciplina, instrução (conhecimento) e moral no pensamento pedagógico de Immanuel Kant

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v18i45.30511

Palavras-chave:

Educação; Disciplina; Instrução; Moral.

Resumo

O objetivo deste estudo é compreender o problema educacional em Immanuel Kant (1724-1804) a partir dos conceitos de disciplina, instrução (conhecimento) e moral. Para isso, partiremos de uma análise filosófica de alguns textos de Kant, especialmente os textos Sobre a Pedagogia; Resposta à questão: o que é esclarecimento? e Notícias do prof. Immanuel Kant sobre a organização de suas preleções no semestre de inverno de 1765 -1766. Kant considera a educação imprescindível para formar no homem as condições de sociabilidade (de civilidade) e autonomia de pensamento. Para que a educação ocorra, é necessária a disciplina, a fim de domar os instintos – controlar as disposições violentas (as inclinações sensíveis ou naturais) e formar indivíduos civilizados, o que implica retirar o homem da selvageria. Além disso, esse modelo também pressupõe o conhecimento, uma vez que ele entende a necessidade da disciplina intelectual para o ato de conhecer. Para conhecer, é preciso tanto ter racionalidade quanto os instrumentos que a desenvolvem. O resultado esperado é o da compreensão de como estão articulados no processo educacional, a disciplina e a instrução (o conhecimento), assuntos ainda relevantes na atualidade. Para o cumprimento do objetivo proposto, faremos a leitura analítica dos textos kantianos, em colaboração com estudiosos sobre o tema.

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Publicado

12-04-2023

Como Citar

BORDIN, R. A.; CARDOSO, I. S. A relação entre disciplina, instrução (conhecimento) e moral no pensamento pedagógico de Immanuel Kant. Educere et Educare, [S. l.], v. 18, n. 45, p. 68–84, 2023. DOI: 10.48075/educare.v18i45.30511. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/30511. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios