Educação Financeira: abordagem interdisciplinar dirigida pela transdisciplinaridade
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v18i45.30593Palavras-chave:
Educação Financeira; Interdisciplinaridade; Transdisciplinaridade.Resumo
O presente artigo pretende discutir a educação financeira por meio da abordagem interdisciplinar com vistas à transdisciplinaridade. Assim, foi desenvolvida uma revisão de literatura na perspectiva dos autores Edgar Morin e Claude Raynaut. Como resultado, o estudo observou que a inserção da educação financeira na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), como um TCT (Tema Contemporâneo Transversal), aponta para a necessidade de uma discussão epistemológica da interdisciplinaridade do conhecimento, conforme as orientações de que esses temas sejam abordados de forma intradisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar. Desse modo, considera-se que as abordagens interdisciplinar e transdisciplinar são de grande importância para que a inclusão da educação financeira no currículo escolar seja emancipadora do saber e não apenas reprodutora dos ideais mercadológicos e hegemônicos.
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