Divulgação científica na escola: a infografia como recurso didático no combate às falsas notícias e ao negacionismo à ciência
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v20i50.30609Palavras-chave:
Ensino de ciências; Alfabetização científica; Infográficos.Resumo
O conhecimento científico foi fundamental para superação da crise ocasionada pela pandemia da Covid-19, mas mesmo durante esse processo a ciência perdeu credibilidade junto a uma parte da sociedade. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi investigar as contribuições do uso de infográficos como recursos pedagógicos de divulgação científica e combate ao negacionismo à ciência intensificado durante a pandemia da Covid-19. Essa pesquisa se caracteriza como descritiva e com uma abordagem qualitativa. Após análise das respostas ao questionário semiestruturado com questões objetivas e subjetivas ficou perceptível que os 37 estudantes participantes reconheceram a importância de trabalhar os temas desta pesquisa e como esses momentos são importantes para gerar discussão e ajudar na compreensão dessas temáticas. Pôde-se perceber também que a utilização da infografia dentro de uma ação pedagógica de divulgação científica possui o potencial de proporcionar uma aprendizagem significativa. Esse potencial pode ser explorado em diversos momentos da aprendizagem, tornando os infográficos um recurso viável às necessidades individuais de cada estudante.
Referências
ALLCOTT, H.; GENTZKOW, M. Social media and fake news in the 2016 election. Journal of Economic Perspectives, v. 31, n. 2, p. 211-236, 2017.
ANDRADE, B. S.; et al. Infográficos: do conceito à aplicação no ensino. Educitec-Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 6, p. e111720-e111720, 2020.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: 70 edições, 2016.
BUENO, W. C. Comunicação cientifica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, v. 15, n. 1esp, p. 1-12, 2010.
CARDOSO, V. M. V. S.; et al. Vacinas e movimentos antivacinação: origens e consequências. Revista Eletrônica Acervo Científico, v. 21, p. 6460-6467, Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/cientifico/article/view/6460. Acesso em: 18 fev. 2021.
CARDOSO, M. R. G.; OLIVEIRA, G. S.; GHELLI, K. G. M. Análise de conteúdo: uma metodologia de pesquisa qualitativa. Cadernos da Fucamp, v. 20, n. 43, p. 98-111, 2021.
CORTES, T. P. B. B.; et al. A infografia multimídia como recurso facilitador no ensino- aprendizagem em sala de aula. InterSciencePlace, v. 1, n. 29, p. 1-12, 2015.
COSTA, W. M. O papel do texto de divulgação científica no processo de mediação do professor na compreensão sobre ciclos biogeoquímicos. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, IFSP, 2018. São Paulo: [s.n.], 2018. 93f.
COSTA, V. M.; TAROUCO, L. M. R.; BIAZUS, M. C. V. Criação de Objetos de Aprendizagem baseados em infográficos. In: Anais do Sexto Congresso Latinoamericano de Objetos de Aprendizagem. 2011.
DANTAS, G. F. Combate do vírus das fake news nas mídias sociais. 2021. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais. 2021.
FERNANDES, L.; ZIROLDO, B. D. O uso de infográficos de genética como recurso didático no ensino médio. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020121, 2020.
FRANÇA, A. A. Divulgação Científica no Brasil: espações de interatividade na Web. 2015. 136f. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015.
GROSSI, M. G. R.; LEAL, D. C. C. C.; SILVA, M. F. Educação midiática, cultura digital e as fake news em tempos de pandemia. Educação em Revista, v. 22, n. esp2, p. 179-198, 2021.
JUNIOR, J. B. B.; LISBOA, E. S.; COUTINHO, C. P. O infográfico e as suas potencialidades educacionais. Quaestio-Revista de Estudos em Educação, v. 13, n. 2, p. 163-183, 2011.
KALIL, I.; SANTINI, R.M. “Coronavírus, Pandemia, Infodemia e Política”. Relatório de pesquisa. 01 de abril de 2020. 21p. São Paulo / Rio de Janeiro: FESPSP/UFRJ.
KANNO, M. Infografe: como e porque usar infográficos para criar visualizações e comunicar de forma imediata e eficiente. São Paulo: Infolide, 2013.
KRASILCHIK, M. (2008). Prática de Ensino de Biologia, Revista e ampliada, (4° ed. 2019). São Paulo: EDUSP.
LIMA, N. W.; et al. Educação em Ciências nos Tempos de Pós-Verdade: Reflexões Metafísicas a partir dos Estudos das Ciências de Bruno Latour. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S. l.], v. 19, p. 155–189, 2019.
MELO, L. W. S.; PASSOS, M. M.; SALVI, R. F. Análise de Publicações ‘Terraplanistas’ em Rede Social: Reflexões para o Ensino de Ciências sob a Ótica Discursiva de Foucault. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 275–294. 2020.
MOREL, A. P. M. Negacionismo da COVID-19 e educação popular em saúde: para além da necropolítica. Trabalho, Educação e Saúde, V. 19, 2021.
NEIRA, M. G. Negacionismo científico no ensino de Educação Física. Jornal da USP, 2021.
OLIVEIRA, A. J. S.; FALTAY, P. Breve relato da política da divulgação científica no Brasil. Em: Quanta ciência há no ensino de ciências. PAVÃO, A. C.; FREITAS, D. (Org.). São Carlos: EDUFSCAR, 2011, p. 181-187.
PAULA, L. T.; BLANCO, Y. A.; SILVA, T. R. S. Pós-verdade e fontes de informação: um estudo sobre fake news. Revista Conhecimento em Ação, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 93-110, jan./jun. 2018.
PAULA, F. W. S.; PANTOJA, L. D. M.; PAIXÃO, G. C. A infografia como recurso pedagógico em um curso de licenciatura na modalidade a distância. Amplamente: Educação no século XXI, v.1 p. 72-86, 2020.
PERINI, E. O que move as fake news e o negacionismo científico? [Entrevista cedida a] Marco Weissheimer. Sul 21, 27 nov. 2019.
ROITMAN, I. Educação científica: quanto mais cedo melhor. Brasília: RITLA, 2007.
SANTOS, M. C. F.; MIRADA, C. A. A. Proposta de formação de leitores críticos para o combate às fake news. Revista Eletrônica do GEPPELE, v. 1, n. 8, 31 jul. 2020.
SATO, S. N. A infografia na divulgação científica: um estudo de caso da revista Pesquisa FAPESP. 2017. 155f. Dissertação (Mestrado em Estudos dos Meios e da Produção Mediática) Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, 2017.
SILVA, J. S.; BISPO, M. B. B.; CAIRES, T. A. Enfrentamento ao negacionismo científico: atividades de extensão como ferramenta efetiva. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 7, p. e27911730057, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i7.30057. Disponível em: https://www.rcaap.pt/detail.jsp?locale=en&id=oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/30057. Acesso em: 18 fev. 2021.
SOUZA, P. H. R; ROCHA, M. B. Caracterização dos textos de divulgação científica inseridos em livros didáticos de biologia. Revista Práxis, v. 12, n. 23, p. 97-108. junho, 2020.
SOUZA, S. M. R.; SATO, S. N. A infografia como recurso de divulgação científica. Communicare: revista de pesquisa, v. 19, n. 1, p. 28-44, 2019.
TAVARES, J. R. F.; et al. O professor de biologia e a confiança na ciência. Tecné, Episteme y Didaxis: TED, [S. l.], n. Número Extraordinario, p. 516-522, 2021.
ZISMANN, J. J. Mapeamento acerca da divulgação científica no ensino de ciências. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo. 2020.
ZISMANN, J. J.; BACH, S. T.; WENZEL, J. S. A Leitura de Texto de Divulgação Científica no Ensino de Cinética Química. Revista Insignare Scientia-RIS, v. 2, n. 1, p. 127-137, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.