As pesquisas em educação de jovens e adultos produzidas em Santa Catarina: um estudo de teses e dissertações
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v18i47.30705Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos; Estado do Conhecimento; Teses e Dissertações em SC.Resumo
Apresenta-se uma investigação que analisou as teses e dissertações sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Estado de Santa Catarina (SC) realizadas em cursos de Programas de Pós-graduação. Teve como objetivou compreender quais o panorama e as perspectivas teórico-metodológicas dessas pesquisas no campo da EJA. Caracterizou-se como um estudo do tipo do estado do conhecimento, de abordagem qualitativa e exploratória desenvolvida mediante fontes bibliográficas e documentais. Como resultado do estudo, foram identificadas 146 investigações organizadas em 7 categorias: Currículo da EJA; Sujeitos da EJA; Docência e Formação em EJA; Políticas Públicas e o Direito à EJA; Alfabetização em EJA; Práticas escolares na EJA e Concepções de EJA. O artigo permite situar um panorama do estado do conhecimento das pesquisas voltadas à EJA em Santa Catarina e apontam para o fato de que ainda se requer maior aprofundamento para a busca de construção de fundamentos teórico metodológicos para essa área.
Referências
CABRAL, P.; LAFFIN, M. H. L. F. Contribuições das Pesquisas para Pensar Elementos de Docência na/da EJA em Espaços de Privação de Liberdade. Contemporâneos: Revista de Artes e Humanidades (ONLINE), v. 17, p. 21-54, 2018. Disponível em: https://revistacontemporaneos.com.br/contribuicoes-das-pesquisas-para-pensar-elementos-de-docencia-na-da-eja-em-espacos-de-privacao-de-liberdade/. Acesso em: 20 jan. 23
GADOTTI, M. Qualidade na Educação: uma nova abordagem. In: Congresso de Educação Básica: Qualidade na Aprendizagem. 2013. Anais [...]. Florianópolis, SC: UFSC, 2013. Disponível em: https://tinyurl.com/yamxk8s8. Acesso em: 20 dez. 2022.
HADDAD, S. (COORD.). O Estado da Arte das Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos no Brasil: a produção discente da pós-graduação em educação no período de 1986- 1998. São Paulo: Ação Educativa, 2000.
LAFFIN, M. H. L. F. Formação Inicial de Educadores no campo da Educação de Jovens e Adultos: espaços de direito e de disputas. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, v. 1, n. 1, p. 53-71, 2018. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/5228. Acesso em: 20 jan. 2023.
LAFFIN, M. H. L. F. A Constituição da docência na Educação de Jovens e Adultos. Currículo Sem Fronteiras, v. 12, n. 1, p. 201-228, jan./abr. 2012. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol12iss1articles/laffin.pdf. Acesso em: 20 jan. 2023.
RIBEIRO, V. M. A formação de educadores e a constituição da educação de jovens e adultos como campo pedagógico. Educação & Sociedade, Campinas, v. 20, n. 68, p. 184-201, dez. 1999.
ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As Pesquisas Denominadas do Tipo "Estado da Arte" em Educação. Revista Diálogo Educacional., v. 6, n. 19, p. 37‐50, set./dez. 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013. Acesso em: 20 jan. 2023.
SARTORI, A. A Legislação Educacional e as Concepções de EJA. In: LAFFIN, M. H. L. F. Educação de Jovens e Adultos na Diversidade. Florianópolis: Núcleo de Publicações Ced, 2010. 213 p.
SOARES, L. (ORG.). Educação de Jovens e Adultos: o que revelam as pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.