Formação e trabalho Docente: tensões e perspectiva na educação brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v18i47.30720

Palavras-chave:

Políticas Educacionais; Formação Docente; Neoconservadorismo.

Resumo

O artigo tem o objetivo de analisar as políticas de formação docente, a partir de um balanço das últimas décadas, a fim de problematizar as perspectivas que se apresentam diante de um contexto neoconservador que se configurou, sobretudo, a partir de 2019, no Brasil. A análise apresentada é resultado de estudos documentais e bibliográficos, sob a perspectiva ontoepistemológica marxista. Inicialmente apresentamos algumas premissas que acreditamos serem fundamentais, pois orientam a concepção de formação de professores(as) no contexto da formação humana, a concepção de educação e de conhecimento que defendemos e que contraria as propostas que permeiam a sociabilidade do capital. Posteriormente, recuperamos questões colocadas desde a década dos anos 1990 do século XX e, em seguida, no cenário neoconservador, procuramos analisar o que mudou nesses últimos anos para a formação e o trabalho docente. Subsequentemente, abordamos, de maneira específica a análise da “nova” proposta de formação, indicando perspectivas futuras, considerando a nova conjuntura política brasileira, a partir do ano de 2023.

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Publicado

12-05-2023

Como Citar

MASSON, G.; TORRIGLIA, P. L. Formação e trabalho Docente: tensões e perspectiva na educação brasileira. Educere et Educare, [S. l.], v. 18, n. 47, p. 15–33, 2023. DOI: 10.48075/educare.v18i47.30720. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/30720. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE: TENSÕES E PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA