Saúde Mental e o trabalho docente no Ensino Superior: um estudo documental a partir de publicações stricto sensu
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v18i45.30739Palavras-chave:
Professor; Trabalho; Adoecimento psíquico.Resumo
Observa-se a partir da modernidade, que o trabalho enquanto categoria fundamental para o processo de humanização tem se distanciado do seu sentido original, de produtor de valores e fomentador das necessidades humanas e sociais, para se converter em produtor de mercadorias. Nesse contexto, considerando-se o professor um trabalhador submetido às regras de produção e reprodução do sistema capitalista, ressalta-se a importância de refletir a respeito da relação do trabalho docente e o adoecimento psíquico no âmbito do ensino superior. Para isso, realizou-se uma pesquisa exploratória e bibliográfica a partir da Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações (BBTD), no idioma português e inglês, publicadas entre os anos de 2017 e 2021, selecionando-se 09 estudos para a análise. Os resultados demonstraram que os docentes universitários vêm construindo solitariamente o seu caminhar, muitas vezes, negligenciando e sendo negligenciado em suas fragilidades em prol de uma necessidade de se mostrar autossuficientes e produtivos, e desse modo, a atividade de trabalho esvazia-se de sentido e significado, potencializando e culminando em sofrimento e adoecimento psíquico. Para tanto, espera-se que esse estudo contribua para que as universidades encaminhem políticas internas permanentes de promoção e prevenção em saúde mental, para que os professores desenvolvam com mais qualidade o papel que lhes cabe, o de mediador do conhecimento científico, com vistas a uma sociedade mais humana.
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