PAULO FREIRE & EDGAR MORIN: A MULTIDIMENSIONALIDADE CRÍTICA E A POLÍTICA DO HOMEM
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v18i46.30793Palavras-chave:
PALAVRAS-CHAVE: Edgar Morin; Paulo Freire; Educação; Sociologia política; Imaginário.Resumo
Este artigo tem por intuito propor aproximações teóricas entre os filósofos Paulo Freire e Edgar Morin, mais especificamente sobre a ideia, para ambos, segundo nosso ponto de vista, de uma multidimensionalidade crítica. Nosso foco recai, em Morin, no seu, um tanto esquecido, Introduction à une politique de l’homme – Suivi de arguments politiques, publicado na França, originalmente, em 1965, que foi, no Brasil, traduzido, em 1969, pela Forense, intitulado “Introdução à política do homem: Argumentos políticos”. No caso de Freire, a relação com Morin parte de “Educação e mudança”, pequeno ensaio de 1982 (5ª edição), pela Paz e Terra. Em ambos, a postura é não só crítica, como também complexa (palavra-problema), o que pode fomentar, ainda hoje, a sustentação de uma sociedade “equilibrada” (mas não apática) e que se pretende, na prática, visível, a fim de engendrar uma ordem das coisas substancialmente plural.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.