A A PEDAGOGIA HOSPITALAR COMO PROMOTORA DA INCLUSÃO

UM ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO EDUCADOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v19i48.31258

Palavras-chave:

Pedagogia hospitalar, Inclusão, Ludicidade

Resumo

A educação hospitalar busca oferecer às crianças e adolescentes internados o exercício do direito à educação. A pedagogia nos serviços de saúde consiste em uma prática inovadora, sendo uma alternativa de ensino, visto que há uma proposta diferenciada de aprendizagem, na qual utiliza o lúdico e outras metodologias para que haja o aprendizado no ambiente hospitalar. Nesse contexto, o pedagogo tem a função de estimular o conhecimento do aluno, trazendo as vivências escolares. O objetivo deste artigo é analisar como o pedagogo hospitalar coopera para a inclusão escolar de crianças hospitalizadas que estejam no nível da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Trata-se de um estudo bibliográfico utilizando as bases de dados: Scientific Eletronic Library Online e Biblioteca Virtual em Saúde. A busca no banco de dados gerou um corpus de 04 artigos e a análise dos dados revelou que não são todos os hospitais que dispõem de práticas pedagógicas nas unidades de internamento pediátrico. Há uma dificuldade para realização de atividades pedagógicas dentro do ambiente hospitalar, em razão de impasses entre educadores e profissionais da saúde.  

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Publicado

25-09-2024

Como Citar

SILVA, L. R. da; SANTOS NETO, M. B. dos; ALMEIDA, D. M. A A PEDAGOGIA HOSPITALAR COMO PROMOTORA DA INCLUSÃO: UM ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO EDUCADOR. Educere et Educare, [S. l.], v. 19, n. 48, p. 119–141, 2024. DOI: 10.48075/educare.v19i48.31258. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/31258. Acesso em: 9 abr. 2025.