O livro didático Vamos juntos, profe! à luz da multimodalidade e da educação antirracista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v19i48.31357

Palavras-chave:

Multimodalidade; Educação Antirracista; Livro Didático

Resumo

Embora a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) recomende a necessidade de se contemplar a educação para as relações étnico-raciais nos currículos da educação básica, Silva e Silva (2021) constataram que a educação para relações étnico-raciais proposta pela BNCC ainda não parece devidamente articulada à oferta de uma educação antirracista, limitando-se apenas a transmitir conteúdos sobre a África e os afro-brasileiros. Diante desse problema, a presente pesquisa pretende contribuir para a promoção da educação antirracista no contexto acadêmico e no currículo escolar, por meio da análise das representações multimodais construídas pelo livro didático Vamos juntos, profe! (2020), voltado para alunos do Ensino Médio, a fim de descobrir se contribuem ou não para a promoção de uma educação antirracista. Para tal, o enquadre teórico-metodológico será o da Semiótica Social Multimodal de Kress e van Leeuwen (2006 [1996]) com as categorias da Gramática do Design Visual, quais sejam, os significados representacionais, interativos e composicionais. Dentre os principais resultados encontrados, é possível destacar: a) o corpus analisado favorece o protagonismo negro, sobretudo o juvenil e feminino; e b) os gêneros multimodais utilizados no livro didático contribuem para uma educação antirracista.

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Publicado

17-04-2024

Como Citar

SILVA, C. M. S. da; CARVALHO, F. F. O livro didático Vamos juntos, profe! à luz da multimodalidade e da educação antirracista. Educere et Educare, [S. l.], v. 19, n. 48, p. 35–54, 2024. DOI: 10.48075/educare.v19i48.31357. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/31357. Acesso em: 2 maio. 2024.