O livro didático Vamos juntos, profe! à luz da multimodalidade e da educação antirracista
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v19i48.31357Palavras-chave:
Multimodalidade; Educação Antirracista; Livro DidáticoResumo
Embora a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) recomende a necessidade de se contemplar a educação para as relações étnico-raciais nos currículos da educação básica, Silva e Silva (2021) constataram que a educação para relações étnico-raciais proposta pela BNCC ainda não parece devidamente articulada à oferta de uma educação antirracista, limitando-se apenas a transmitir conteúdos sobre a África e os afro-brasileiros. Diante desse problema, a presente pesquisa pretende contribuir para a promoção da educação antirracista no contexto acadêmico e no currículo escolar, por meio da análise das representações multimodais construídas pelo livro didático Vamos juntos, profe! (2020), voltado para alunos do Ensino Médio, a fim de descobrir se contribuem ou não para a promoção de uma educação antirracista. Para tal, o enquadre teórico-metodológico será o da Semiótica Social Multimodal de Kress e van Leeuwen (2006 [1996]) com as categorias da Gramática do Design Visual, quais sejam, os significados representacionais, interativos e composicionais. Dentre os principais resultados encontrados, é possível destacar: a) o corpus analisado favorece o protagonismo negro, sobretudo o juvenil e feminino; e b) os gêneros multimodais utilizados no livro didático contribuem para uma educação antirracista.
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