Trajetória de vida antes e após o ingresso na universidade: história oral de estudantes internacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v19i48.32125

Palavras-chave:

Emigração e Imigração; Cooperação Internacional; Saúde do Estudante.

Resumo

Estudantes internacionais, geralmente, vivenciam enfrentamentos ao estarem inseridos em um modelo educacional e país distintos daqueles de origem. O objetivo desse estudo foi compreender a trajetória de vida de estudantes internacionais antes e após o ingresso em uma universidade pública brasileira. A história oral constitui o referencial teórico para a interpretação dos dados. Participaram 15 estudantes internacionais de uma universidade pública no sul do Brasil, que tinham habilidade de se comunicar em língua portuguesa. A coleta de dados ocorreu entre janeiro e março de 2023, por meio de entrevistas semiestruturadas, que foram gravadas, transcritas na íntegra e analisadas de acordo com a Análise de Conteúdo, modalidade temática. Emergiram três categorias: “Enfrentando dificuldades no país de acolhida”; “Aspectos facilitadores para o enfrentamento das dificuldades no país de acolhida” e “Reconhecendo o passado e pensando no futuro”. Espera-se que estes resultados possam subsidiar a elaboração de políticas institucionais locais que fortaleçam o acolhimento e a integração do estudante internacional, bem como fomentar discussões mais amplas que permitam gestores da internacionalização universitária reconhecer as histórias de vida dos estudantes internacionais e assim, de forma empática, desenvolver estratégias que permitam criar uma cultura de acolhimento longitudinal a esta parcela de estudantes nas universidades brasileiras.

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Publicado

17-04-2024

Como Citar

FECCHIO , C. A.; COSTA, S. E.; LEÃO REGO , R.; CASSANDRE , M. P.; SANGUINO , G. Z.; BARRETO, M. da S. Trajetória de vida antes e após o ingresso na universidade: história oral de estudantes internacionais. Educere et Educare, [S. l.], v. 19, n. 48, p. 95–118, 2024. DOI: 10.48075/educare.v19i48.32125. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/32125. Acesso em: 2 maio. 2024.