A PEDAGOGIA HUMANISTA DE SÃO JOÃO DA CRUZ (1542-1591) NO SÉCULO XVI
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v4i7.3237Palavras-chave:
São João da Cruz, Escolas Elementares, Humanismo Espanhol, Idéias Pedagógicas, Tempos Modernos.Resumo
O objetivo deste texto é discutir as idéias pedagógicas humanistas na Espanha doséculo XVI por meio da análise da configuração do pensamento de São João da Cruz (1542-
1591), religioso da Ordem dos Carmelitas Descalços. As idéias pedagógicas forjadas nesse
período na Espanha fizeram parte da atividade formativa defendida por ele para os noviços e
para os alunos das escolas elementares mantidas pela Ordem dos Carmelitas Descalços. Essas
escolas elementares contribuíram de maneira significativa para a difusão das idéias
pedagógicas humanistas. As escolas elementares de responsabilidade dos religiosos das
Ordens Mendicantes, entre elas as dos Carmelitas Descalços, foram iniciativas decisivas em
relação à educação escolar, à formação em leitura, escrita e cálculo, em língua vernácula,
visto que criaram novos modelos de instrução e de educação elementar no início da
Modernidade na Espanha, de onde se expandiu para as novas terras recém conquistadas. Na
reforma do Carmelo feita no século XVI, São João da Cruz e seus discípulos realizaram um
grande esforço pedagógico para a expansão da leitura e da escrita nas comunidades onde se
estabeleceram. A pedagogia presente nos textos de São João da Cruz apresenta características
pedagógicas como, por exemplo, a afetividade como expressão da educação, da religiosidade
e também da produção do conhecimento.
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Publicado
01-01-2000
Como Citar
TOLEDO, C. de A. A. de; BARBOZA, M. A. A PEDAGOGIA HUMANISTA DE SÃO JOÃO DA CRUZ (1542-1591) NO SÉCULO XVI. Educere et Educare, [S. l.], v. 4, n. 7, p. p. 47–65, 2000. DOI: 10.17648/educare.v4i7.3237. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/3237. Acesso em: 19 abr. 2025.
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Núcleo Temático: História, Sociedade e Educação
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