CORPO, EDUCAÇÃO E HOMINIZAÇÃO: POSSIBILIDADES DE ANÁLISE A PARTIR DO MATERIALISMO HISTÓRICO

Autores

  • Carlos Herold Junior

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v4i7.3254

Palavras-chave:

Corpo, Educação, História, Darwinismo, Marxismo.

Resumo

O objetivo deste texto é mostrar a mútua importância entre os estudos sobre o
corpo e as abordagens marxistas da sociedade. Para isso, buscamos em analistas marxistas,
quando eles estudam o processo de hominização do homem, indícios que demonstrem a
forma como o corpo e sua história são abordados. A reflexão está organizada em três
partes: na primeira, observamos como historiadores da educação valorizam a divisão entre
trabalho manual e intelectual como fundamento de seus estudos históricos. No segundo
momento, percorremos alguns autores marxistas de diferentes orientações, mostrando como
eles acabam retomando a questão do corpo para questionar as dicotomias entre cultura e
natureza através do trabalho. Na terceira, colocamos em destaque o papel das análises de
Engels que atribuíram à ação da mão humana o desenvolvimento das complexas estruturas
mentais que foram de grande valor para a história do homo sapiens. Como conclusão,
podemos ver que para os estudiosos do corpo e para os marxistas suas inquietações são
complementares, o que deveria estimular aproximações analíticas e temáticas.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

HEROLD JUNIOR, C. CORPO, EDUCAÇÃO E HOMINIZAÇÃO: POSSIBILIDADES DE ANÁLISE A PARTIR DO MATERIALISMO HISTÓRICO. Educere et Educare, [S. l.], v. 4, n. 7, p. p. 203–221, 2000. DOI: 10.17648/educare.v4i7.3254. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/3254. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Núcleo Temático: História, Sociedade e Educação