O ESTADO-NAÇÃO E SUAS ESTRATÉGIAS ESPECIALIZADAS DE JARDINAGEM: A SAÚDE COMO FOCO DE AÇÃO

Autores

  • Ivan Marcelo Gomes
  • Alexandre Fernandez Vaz
  • Selvino José Assmann

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v4i7.3255

Palavras-chave:

Estado, Modernidade, Políticas públicas de saúde.

Resumo

Procuramos mostrar como determinadas estratégias para a vida saudável,
conectadas com a jardinagem estatal, foram sendo incorporadas no cenário nacional. Nossa
intenção não será a de um aprofundamento histórico, mas a de delinear um panorama com o
intuito de estabelecermos pontos de convergência com a busca da ordem como expressão
típica da modernidade. Nesse sentido, focaremos, ainda que não exaustivamente, alguns
aspectos vinculados à Educação Física. Vale lembrar que nosso estudo tem como objeto os
conselhos para o indivíduo saudável. Portanto, ao mesmo tempo em que a Educação Física
contempla essa reflexão, queremos enfatizar também que não se trata de um estudo que se
limita à área em questão, nem a prioriza acentuadamente; mais ainda, não procura a gênese
nem o rigor das especificidades deste campo. Para nos vincularmos ao debate sobre a busca
da ordem, identificamos que tal premissa moderna permitiu fluir estratégias distintas com um
fim semelhante. As estratégias estatais – ou mesmo as institucionais, vinculadas, em maior ou
menor grau, ao Estado – subsidiadas pelos especialistas possibilitaram uma confluência de
fatores, envolvendo diversos agentes na busca da ordem.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

GOMES, I. M.; FERNANDEZ VAZ, A.; ASSMANN, S. J. O ESTADO-NAÇÃO E SUAS ESTRATÉGIAS ESPECIALIZADAS DE JARDINAGEM: A SAÚDE COMO FOCO DE AÇÃO. Educere et Educare, [S. l.], v. 4, n. 7, p. p. 223–235, 2000. DOI: 10.17648/educare.v4i7.3255. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/3255. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Núcleo Temático: História, Sociedade e Educação