ANÁLISE E PERSPECTIVAS PARA A PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DA ATUAL MESORREGIÃO OESTE DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v4i7.3259Palavras-chave:
Historiografia, Educação, Oeste do Paraná.Resumo
O presente artigo apresenta os resultados de um levantamento preliminar dahistoriografia paranaense referente à educação na atual mesorregião Oeste do estado do Paraná.
Dividido em três partes, o trabalho inicia com alguns apontamentos sobre a história e
historiografia da educação brasileira e define um posicionamento em relação às pesquisas em
história regional. Na segunda parte são apresentadas e analisadas algumas obras sobre a história
paranaense, buscando detectar de que forma e se estes trabalhos fazem menção à história do
Oeste paranaense. Por fim, buscando projetar uma perspectiva em relação à historiografia sobre a
mesorregião Oeste do Paraná, o trabalho apresenta um levantamento das produções mais
recentes em história da educação e analisa a incidência ou não do Oeste do Paraná no âmbito
desta produção. Percebemos que há uma escassez de análises sobre a história e história da
educação da atual mesorregião Oeste do Paraná, tanto na historiografia positivista quanto no
âmbito das pesquisas recentes realizadas nas Universidades, como parte de uma tendência
nacional de privilégio aos fatos ocorridos a leste e litoral em detrimento das regiões de interior.
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Publicado
01-01-2000
Como Citar
SBARDELOTTO, D. K. ANÁLISE E PERSPECTIVAS PARA A PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DA ATUAL MESORREGIÃO OESTE DO PARANÁ. Educere et Educare, [S. l.], v. 4, n. 7, p. p. 273–291, 2000. DOI: 10.17648/educare.v4i7.3259. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/3259. Acesso em: 19 abr. 2025.
Edição
Seção
Núcleo Temático: História, Sociedade e Educação
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