Resenha sobre o livro "A educação na sociedade do espetáculo"
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v19i48.32985Palavras-chave:
Filosofia da Educação., História da Educação, Educação, Neoliberalismo, Educação Integral, Pensamento Crítico, Pedagogia Histórico-CríticaResumo
O livro e a arte da capa são autoria de William Robson Cazavechia, mestre e doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá, com estágio pós doutoral na mesma instituição. A temática e a linguagem da obra estão inseridas na filosofia e na história da educação. No livro é possível percebermos que o autor utiliza a categoria de totalidade histórica, fundamental no interior do método dialético e que é o fio condutor para refletir os fenômenos sociais de forma ampla. No caso desse livro, a categoria é utilizada para evidenciar a questão da educação a partir de um procedimento de pesquisa bibliográfica. Na sociedade do espetáculo, há um processo de mediação da construção da percepção humana pela lógica social da mercadorização da vida. Por isso, esse processo se constitui na alienação da percepção pela produção estética do fetiche da mercadoria. A educação, conforme nos apresenta o livro, está inserida nessa produção por meio da apropriação dos processos de internalização pelos especialistas do poder.
Referências
CAZAVECHIA, William Robson. A educação na sociedade do espetáculo. São Paulo: Dialética, 2023. 276 p. ISBN 978-65-252-9754-5
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.