Integração de chatbots com inteligência artificial ao ensino superior: estudo sobre seu desempenho na mediação da aprendizagem individualizada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v20i50.34258

Palavras-chave:

Tecnologias Educacionais, Inteligência Artificial, Ensino Superior, Aprendizagem Personalizada.

Resumo

Este artigo investiga o uso de chatbots com inteligência artificial como ferramenta de mediação da aprendizagem personalizada no ensino superior. A pesquisa, de abordagem qualitativa e base interpretativista, utilizou questionários com 85 estudantes de diferentes cursos, analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que os alunos associaram o chatbot a um “professor particular”, destacando sua disponibilidade, clareza nas respostas e incentivo à autonomia. Contudo, apontaram limitações quanto à profundidade conceitual e à ausência de interação afetiva. Conclui-se que os chatbots têm potencial como mediadores da aprendizagem, desde que utilizados como recurso complementar, integrado a práticas pedagógicas planejadas. O estudo contribui para o debate sobre o uso ético e pedagógico da IA na educação e propõe diretrizes para sua implementação. Recomenda-se ampliar a pesquisa para outros contextos institucionais e investir no aperfeiçoamento dos algoritmos educacionais voltados ao suporte individualizado.

Referências

ALMEIDA, J. Acessibilidade e tecnologia: o papel do ChatGPT-4. Revista Brasileira de Educação, v. 29, n. 1, p. 76-89, 2024.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BARROS, C. et al. Chatbots educacionais: experiências de uso no ensino superior. Revista de Educação e Tecnologia, v. 15, n. 2, p. 100-115, 2024.

CARRARO, F. Inteligência artificial e ChatGPT. São Paulo: Editora X, 2023.

CHEN, Y.; LIN, H. Enhancing student engagement with chatbots: A case study. Computers & Education, v. 128, p. 44-53, 2019.

COECKELBERGH, M. Ética na inteligência artificial. Rio de Janeiro: Elsevier, 2020.

CRESWELL, J. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2014.

CRESWELL, J. W. Projetos de Pesquisa: Métodos Qualitativo, Quantitativo e Misto. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2013.

FERRARINI, R.; SAHEB, D.; TORRES, P. L. Metodologias ativas e tecnologias digitais: aproximações e distinções. Revista Educação em Questão, v. 57, n. 52, 2019.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2018.

MORAN, J. M. Mudando a forma de ensinar e aprender com metodologias ativas. Revista Didática, v. 4, n. 1, p. 15-23, 2018.

SCHNEIDER, E. I. et al. Sala de aula invertida em EAD: uma proposta de blended learning. Revista Intersaberes, v. 8, n. 16, p. 68-81, 2013.

TRINDADE, F.; OLIVEIRA, R. Uso de chatbots com IA na educação: perspectivas e desafios. Revista Brasileira de Tecnologias Educacionais, v. 19, n. 4, p. 88-102, 2024.

VALENTE, J. A. A sala de aula invertida e a possibilidade do ensino personalizado. In: VALENTE, J. A. Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso, 2018.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

ZHOU, M.; YU, S. AI-powered chatbots in education: a global perspective. Educational Technology & Society, v. 26, n. 2, p. 45-58, 2023. DOI: 10.5741/ETS.26.2.45 Disponível em: https://www.j-ets.net/ETS/journals/26_2/RO_ETS_26_2_45-58.pdf. Acesso em: 10 out. 2024.

Downloads

Publicado

27-08-2025

Como Citar

GONÇALVES, W. A.; SANTOS, M. G. T. dos A. e; LEAL, L.; RODRIGUES, N. S.; SOUZA, E. P. de. Integração de chatbots com inteligência artificial ao ensino superior: estudo sobre seu desempenho na mediação da aprendizagem individualizada. Educere et Educare, [S. l.], v. 20, n. 50, p. 151–166, 2025. DOI: 10.48075/educare.v20i50.34258. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/34258. Acesso em: 28 ago. 2025.