Integração de chatbots com inteligência artificial ao ensino superior: estudo sobre seu desempenho na mediação da aprendizagem individualizada
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v20i50.34258Palavras-chave:
Tecnologias Educacionais, Inteligência Artificial, Ensino Superior, Aprendizagem Personalizada.Resumo
Este artigo investiga o uso de chatbots com inteligência artificial como ferramenta de mediação da aprendizagem personalizada no ensino superior. A pesquisa, de abordagem qualitativa e base interpretativista, utilizou questionários com 85 estudantes de diferentes cursos, analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que os alunos associaram o chatbot a um “professor particular”, destacando sua disponibilidade, clareza nas respostas e incentivo à autonomia. Contudo, apontaram limitações quanto à profundidade conceitual e à ausência de interação afetiva. Conclui-se que os chatbots têm potencial como mediadores da aprendizagem, desde que utilizados como recurso complementar, integrado a práticas pedagógicas planejadas. O estudo contribui para o debate sobre o uso ético e pedagógico da IA na educação e propõe diretrizes para sua implementação. Recomenda-se ampliar a pesquisa para outros contextos institucionais e investir no aperfeiçoamento dos algoritmos educacionais voltados ao suporte individualizado.
Referências
ALMEIDA, J. Acessibilidade e tecnologia: o papel do ChatGPT-4. Revista Brasileira de Educação, v. 29, n. 1, p. 76-89, 2024.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BARROS, C. et al. Chatbots educacionais: experiências de uso no ensino superior. Revista de Educação e Tecnologia, v. 15, n. 2, p. 100-115, 2024.
CARRARO, F. Inteligência artificial e ChatGPT. São Paulo: Editora X, 2023.
CHEN, Y.; LIN, H. Enhancing student engagement with chatbots: A case study. Computers & Education, v. 128, p. 44-53, 2019.
COECKELBERGH, M. Ética na inteligência artificial. Rio de Janeiro: Elsevier, 2020.
CRESWELL, J. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2014.
CRESWELL, J. W. Projetos de Pesquisa: Métodos Qualitativo, Quantitativo e Misto. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2013.
FERRARINI, R.; SAHEB, D.; TORRES, P. L. Metodologias ativas e tecnologias digitais: aproximações e distinções. Revista Educação em Questão, v. 57, n. 52, 2019.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2018.
MORAN, J. M. Mudando a forma de ensinar e aprender com metodologias ativas. Revista Didática, v. 4, n. 1, p. 15-23, 2018.
SCHNEIDER, E. I. et al. Sala de aula invertida em EAD: uma proposta de blended learning. Revista Intersaberes, v. 8, n. 16, p. 68-81, 2013.
TRINDADE, F.; OLIVEIRA, R. Uso de chatbots com IA na educação: perspectivas e desafios. Revista Brasileira de Tecnologias Educacionais, v. 19, n. 4, p. 88-102, 2024.
VALENTE, J. A. A sala de aula invertida e a possibilidade do ensino personalizado. In: VALENTE, J. A. Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso, 2018.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
ZHOU, M.; YU, S. AI-powered chatbots in education: a global perspective. Educational Technology & Society, v. 26, n. 2, p. 45-58, 2023. DOI: 10.5741/ETS.26.2.45 Disponível em: https://www.j-ets.net/ETS/journals/26_2/RO_ETS_26_2_45-58.pdf. Acesso em: 10 out. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.