PROGRAMA NACIONAL DE FORMACIÓN DE EDUCADORES Y EDUCADORAS: POLÍTICA EDUCACIONAL PARA O ENSINO SUPERIOR NA VENEZUELA
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v5i9.3778Palavras-chave:
Programa Nacional de Formación de Educadores y Educadoras, Política Educacional para o Ensino Superior na Venezuela, Relatório Delors.Resumo
Este artigo de caráter documental e bibliográfico se propõe a identificar os objetivos e analisar a concepção de educação presente no Programa Nacional de Formación de Educadores y Educadoras (PNFE). O referido programa faz parte da Universidad Bolivariana de Venezuela (UBV) e da Misión Sucre, expressões centrais da Política Educacional para o Ensino Superior na Venezuela, implantadas em 2003 como alternativa ao sistema educacional superior, que não estaria dando resposta às demandas da sociedade e do processo de transformação em curso no referido país. Neste estudo, foi possível apreender que o PNFE tem como intuito formar o novo educador que necessita a República, levando em consideração o humanismo bolivariano com um enfoque sócio-histórico, bem como que a concepção de educação expressa no PNFE - “concepção humanista moderna” está relacionada a postulados liberais, particularmente os enunciados no Relatório da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, coordenado por Jacques Delors, que explicita os pilares da educação: aprender a aprender, a fazer, a conviver e a ser. Dadas as contradições na realidade venezuelana do processo revolucionário em curso, entende-se que esta concepção precisa ser superada.Downloads
Publicado
01-07-2010
Como Citar
ZUCK, D. V.; NOGUEIRA, F. M. G. PROGRAMA NACIONAL DE FORMACIÓN DE EDUCADORES Y EDUCADORAS: POLÍTICA EDUCACIONAL PARA O ENSINO SUPERIOR NA VENEZUELA. Educere et Educare, [S. l.], v. 5, n. 9, 2010. DOI: 10.17648/educare.v5i9.3778. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/3778. Acesso em: 19 abr. 2025.
Edição
Seção
Núcleo Temático: Políticas Sociais na América Latina
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