A EDUCAÇÃO SOCIAL DE RUA E OS PRESSUPOSTOS EDUCACIONAIS FREIREANOS
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v3i5.399Palavras-chave:
educação, ação-reflexão-ação, educação social de rua, pressupostos freireanos.Resumo
Este trabalho parte da experiência como educadora social de rua e dos desafios cotidianamente vivenciados nesta prática, relativos à fundamentação teórica de nossa intervenção pedagógica. Nesta perspectiva, procurei desvelar como os pressupostos educacionais freireanos contribuem na construção de práticas educativas no âmbito da educação social de rua. Utilizei o referencial metodológico do estudo de caso, em uma abordagem qualitativa, analisando as falas dos educadores previamente escolhidos, o material elaborado coletivamente nos grupos de estudo do projeto. As possibilidades da educação social de rua são balizadas pela efetiva construção da ação pedagógica e dos pressupostos educacionais freireanos – leitura da realidade, conscientização, dialogicidade e ação-reflexão-ação. Destacamos que os educadores utilizaram como estratégia de ação e aproximação os jogos coletivos, e a partir da problematização das situações-limite, estabeleciam diálogos que desencadeavam a reconstrução das atividades. A prática reflexiva é um elemento fundamental na formação de educadores, mediadas significativamente pelo diálogo crítico entre os sujeitos.Downloads
Publicado
16-04-2009
Como Citar
BORGES LIBERALESSO, R. de C. A EDUCAÇÃO SOCIAL DE RUA E OS PRESSUPOSTOS EDUCACIONAIS FREIREANOS. Educere et Educare, [S. l.], v. 3, n. 5, p. p. 117–123, 2009. DOI: 10.17648/educare.v3i5.399. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/399. Acesso em: 18 abr. 2025.
Edição
Seção
Núcleo Temático: Educação, Políticas Sociais e Estado
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