ANTINOMIAS DO DIREITO SOCIOASSISTENCIAL: O DIAPASÃO LATINO-AMERICANO
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v5i9.4081Palavras-chave:
América Latina, Políticas Sociais, Participação Popular, Família.Resumo
Este artigo intenta problematizar concepções teóricas referentes às políticas sociais na América Latina. Todavia, versa sobre nova cartografia de categorias referentes ao debate sobre participação popular e família no campo socioassistencial no continente, acentuando a complexidade política e o caráter polissêmico de tais conceitos. Em rota de ruptura com a desabilitação do potencial protagônico das massas, nosso estudo é parte do compromisso de pensar a política social para além da como da mera estratégia de acomodação de conflitos, privilegiando sua potência político-emancipatória, cuja processualidade histórica é lastreada pela disputa política do excedente expropriado das massas. Procura ainda contribuir no debate sobre as políticas sociais na conjuntura Latino-Americana atual e suas possibilidades ou interdições enquanto estratégias de combate à desigualdade e de garantia de direitos.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
PAIVA, B. A. de; ROCHA, M.; CARRARO, D. ANTINOMIAS DO DIREITO SOCIOASSISTENCIAL: O DIAPASÃO LATINO-AMERICANO. Educere et Educare, [S. l.], v. 5, n. 9, 2000. DOI: 10.17648/educare.v5i9.4081. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/4081. Acesso em: 19 abr. 2025.
Edição
Seção
Núcleo Temático: Políticas Sociais na América Latina
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.