O PAPEL DO OUTRO NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v2i3.653Palavras-chave:
fracasso escolar, Sócio-Histórica, auto-estimaResumo
O objetivo desta pesquisa foi de apresentar a visão dos alunos que participam de Classes de Aceleração I – programa voltado para recuperar alunos com defasagem; idade-série – acerca de si mesmos e de seu processo de escolarização. A coleta de dados foi feita em uma escola pública de porte médio do interior paulista, por meio de observação da dinâmica da sala de aula e de entrevistas realizadas junto a professora e seis alunos, sendo três do sexo feminino e três do sexo masculino. O marco de referencia empregado foi a teoria Sócio-Histórica de Vigotski, que postula que o sujeito humano se constitui por meio das interações que mantém com o mundo físico e social. Os resultados mostram que o olhar do Outro aparece como elemento central na constituição do sujeito apontam, ainda, que estes não se encontram isentos de ambivalências e contradições. Desse modo, ao confluírem, criam medos e inseguranças que dificultam, em muito, a manutenção do sentimento positivo que se tem a cerca de si mesmo e que é tão fundamental para o sucesso de professores e alunos, especialmente daqueles vinculados às Classes de Aceleração.Downloads
Publicado
07-12-2007
Como Citar
FRANCO, A. de F.; DAVIS, C. O PAPEL DO OUTRO NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO. Educere et Educare, [S. l.], v. 2, n. 3, p. p. 33–47, 2007. DOI: 10.17648/educare.v2i3.653. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/653. Acesso em: 18 abr. 2025.
Edição
Seção
Educação Infantil e Ensino Fundamental
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