REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NO DECORRER DO SÉCULO XX
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v2i3.660Palavras-chave:
Educação em período integral, Educação integral, Educação integrada.Resumo
Neste artigo reflete-se sobre os fundamentos teóricos que subsidiaram o debate da educação em tempo integral no decorrer do século XX no Brasil. Prioriza-se três conceitos que permearam a discussão: educação em período integral (relacionada ao tempo diário das aulas), educação integral (referindo-se ao aspecto da formação) e educação integrada (quanto às ações desenvolvidas pela escola). Para abordar o primeiro conceito utiliza-se dois autores do final do século XIX: Manuel Antônio de Almeida e Raul Pompéia. Quanto ao segundo conceito baseia-se em alguns estudos de Karl Marx e Miguel Bakunin, e, sobre o terceiro conceito, pauta-se em reflexões de Anísio Teixeira e documentos oficiais atuais que abordam a temática. Do estudo realizado percebe-se a prevalência do conceito de educação integrada nas experiências contemporâneas sobre a educação em tempo integral.Downloads
Publicado
07-12-2007
Como Citar
DE FREITAS, C. R.; GALTER, M. I. REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NO DECORRER DO SÉCULO XX. Educere et Educare, [S. l.], v. 2, n. 3, p. p. 123–138, 2007. DOI: 10.17648/educare.v2i3.660. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/660. Acesso em: 19 abr. 2025.
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Fundamentos da Educação
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