MEMÓRIAS DO FUTEBOL: A ANTROPOLOGIA E A HISTÓRIA NA FORMAÇÃO DO PESQUISADOR
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v2i3.661Palavras-chave:
Metodologia, História, Antropologia, Fontes documentais.Resumo
Fundamentando em um curta metragem sobre a Copa do Mundo de 1950, que compõe a série “Histórias do País”, em que o acontecido com o goleiro Barbosa da seleção brasileira é reconstruído pelos diretores Jorge Furtado e Ana Luisa Azevedo, foi analisado o processo metodológico usado na construção esse filme . Tomando como referência os procedimentos metodológicos adotados pelos diretores foi criado um paralelo com os procedimentos presentes nas pesquisas educacionais. Mediante este processo foi analisado e refletido o uso das diversas fontes documentais : escritas, orais e imagéticas que constituíram os fundamentos da criação desta curta metragem e com a preocupação de marcar os tempos presente/passado o referencial usado foram as cores. O eixo norteador deste trabalho foi refletir o processo de formação dos pesquisadores nos campos da história, da antropologia e da educação.Downloads
Publicado
07-12-2007
Como Citar
ZAMBONI, E.; GUSMÃO, N. MEMÓRIAS DO FUTEBOL: A ANTROPOLOGIA E A HISTÓRIA NA FORMAÇÃO DO PESQUISADOR. Educere et Educare, [S. l.], v. 2, n. 3, p. p. 141–152, 2007. DOI: 10.17648/educare.v2i3.661. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/661. Acesso em: 19 abr. 2025.
Edição
Seção
Fundamentos Metodológicos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.