QUESTÃO DISCURSIVA: ESPAÇO DE PRODUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA DO GÊNERO
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v2i3.663Palavras-chave:
Gênero, Questão discursiva, Leitura e produção de texto.Resumo
Este artigo situa-se na área de Leitura e Produção de Textos e tem como tema a possibilidade de uma abordagem enunciativa das questões discursivas vistas como uma prática de linguagem no domínio de uma esfera social institucionalizada: a escola. É nosso objetivo demonstrar que as questões discursivas devem ser consideradas como um gênero a ser ensinado, na escola, seja para a produção da leitura do texto-questão, seja para a produção do texto-resposta. Nosso trabalho fundamenta-se na concepção sociointeracionista da linguagem, buscando em Vygotsky (1998) as bases para ações pedagógicas que possibilitem uma aprendizagem significativa; em Bakhtin (1979) e Adam (1992), respectivamente, a teoria dos gêneros textuais e das seqüências tipológicas; em Dolz (1994) e Dolz e Schneuwly (1997) a proposta dos gêneros escolares como objeto de referência na sala de aula.Downloads
Publicado
07-12-2007
Como Citar
PRUPEST, F. M. V. QUESTÃO DISCURSIVA: ESPAÇO DE PRODUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA DO GÊNERO. Educere et Educare, [S. l.], v. 2, n. 3, p. p. 165–181, 2007. DOI: 10.17648/educare.v2i3.663. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/663. Acesso em: 19 abr. 2025.
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