A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: O NÓ, O DILEMA E A FORMAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v2i3.667Palavras-chave:
Educação profissional, Ensino médio, Terminalidade, Formação em saúde.Resumo
O artigo revisita o processo histórico de construção do modelo de educação profissional de nível médio vigente no Brasil, procurando identificar aspectos que auxiliem na compreensão de questões pertinentes a essa modalidade de ensino. Aborda a dualidade do ensino médio, a associação entre discriminação social e ocupações técnicas, a contenção de demanda ao nível superior de ensino, a formação integral do cidadão e a formação para o mundo do trabalho, apontando a área da saúde como exemplo de superação do caráter de terminalidade, fortemente presente nas propostas para a educação profissional. Foram utilizados, como fontes, a legislação brasileira para a educação, além de referenciais, diretrizes e documentos técnicos do Ministério da Educação, e o banco de dados do censo da educação profissional de 2003 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. O artigo conclui indicando o caminho da politecnia como alternativa à formação escolar e profissional, seja através do Ensino Médio integrado ou, alternativamente, através da retirada da educação profissional do sistema de ensino.Downloads
Publicado
07-12-2007
Como Citar
WERMELINGER, M.; MACHADO, M. H.; FILHO, A. A. A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: O NÓ, O DILEMA E A FORMAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE. Educere et Educare, [S. l.], v. 2, n. 3, p. p. 243–260, 2007. DOI: 10.17648/educare.v2i3.667. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/667. Acesso em: 19 abr. 2025.
Edição
Seção
Políticas Educacionais
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.