LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA NA UNIVERSIDADE: BILINGÜISMO E ENSINO DA LÍNGUA DE SINAIS

Autores

  • Emiliana Faria Rosa - Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v7i14.7588

Resumo

O presente artigo irá analisar a presença da língua de sinais tanto a partir do bilinguísmo quanto do ensino desta língua na universidade. A universidade, participante do meio social, deve atentar-se ao fato da necessidade de reconhecimento da língua de sinais no ambiente acadêmico e do caráter fundamental desta língua para este meio. Quando falamos de universidade sem fronteiras sociolinguísticas como símbolo de lutas e conquistas entendemos o significado das palavras acima de modo geral e abrangente. Na realidade vivenciada por muitos, o real uso de tal palavra foge no momento da prática. O surdo dispondo da possibilidade de conhecimento a partir da valorização de sua língua auxiliará no desenrolar dessa interação e aprofundamento.

PALAVRAS-CHAVE: bilingüismo; surdos; universidade.

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Publicado

17-10-2013

Como Citar

ROSA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, E. F. LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA NA UNIVERSIDADE: BILINGÜISMO E ENSINO DA LÍNGUA DE SINAIS. Educere et Educare, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 31–45, 2013. DOI: 10.17648/educare.v7i14.7588. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/7588. Acesso em: 27 abr. 2024.