A IDENTIDADE DOCENTE E SUA INFLUÊNCIA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONTEXTO DE DIVERSIDADE
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v7i14.8862Palavras-chave:
Diversidade. Educação Inclusiva. Identidade docente.Resumo
O objetivo do presente Artigo é apresentar os aspectos de maior significância extraídos de pesquisa, os quais mostram como é constituída a identidade profissional docente das professoras da rede municipal de Juiz de Fora e como essa identidade influencia em suas práticas pedagógicas, especificamente aquela exercida em contexto de diversidade de alunos e alunas. Foi utilizada como proposta metodológica a análise das histórias de vida de seis professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas municipais, todas em início de carreira e formadas em Pedagogia pela UFJF, obtidas por meio de entrevistas individuais abertas. A pesquisa mostrou que a (re)constituição das identidades profissionais docentes ocorreu principalmente nas experiências de magistério vivenciadas em contexto de diversidade no início de suas carreiras, em que elas reconstruíram as suas identidades em função das influências exercidas pelas experiências práticas do cotidiano da escola, pelos demais profissionais da escola e pela cultura da escola, delineando as suas práticas pedagógicas e as suas maneiras de ser e de estar na profissão. Por fim, foi constatado que suas identidades docentes tiveram reflexo diretamente na prática pedagógica, resultando em ambientes propícios ou não à inclusão de seus alunos e alunas.Downloads
Publicado
25-10-2013
Como Citar
CAVALIERE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA, G. de C. M. da S. A IDENTIDADE DOCENTE E SUA INFLUÊNCIA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONTEXTO DE DIVERSIDADE. Educere et Educare, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 171–184, 2013. DOI: 10.17648/educare.v7i14.8862. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/8862. Acesso em: 19 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos e Ensaios
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.