Um passaporte para a vida celestial e terrena: nascimentos, batismos e relações sociais entre os luteranos de Imbituva-PR (1943-1959)
Agências de fomento
Palavras-chave:
Demografia Histórica, Batismos, Luteranos, Registros Paroquiais, História da Família.Resumo
O batismo é o primeiro rito de passagem da vida de um indivíduo. Do ponto de vista religioso, ele é o fundamento de toda a vida cristã de uma pessoa, pois é o sacramento que permite a entrada dela no reino de Deus. Dessa maneira, o ato de batizar um filho diz muito sobre a forma como a família entende sua religião e se comporta no interior de sua comunidade. Sendo assim, o presente artigo tem por objetivo analisar os nascimentos e batismos oriundos da coorte de casais constituída pelos 223 casamentos realizados entre os anos de 1943 a 1959 em uma comunidade de descendentes teutos pertencentes à Comunidade Evangélica Luterana Ressurreição de Imbituva, localizada no interior do Paraná. Pretende-se, portanto, à luz de métodos extraídos da Demografia História, analisar os dados contidos nos Registros Paroquiais da dita Comunidade e compreender o fenômeno social e cultural da reprodução de um grupo etnico-religioso, considerando que a célula fundamental deste constituir-se-ia na família conjugal.Downloads
Publicado
17-11-2017
Como Citar
HELFENSTEIN, J. C. da S. Um passaporte para a vida celestial e terrena: nascimentos, batismos e relações sociais entre os luteranos de Imbituva-PR (1943-1959). Espaço Plural, [S. l.], v. 17, n. 35, p. 114–147, 2017. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/18288. Acesso em: 15 abr. 2025.
Edição
Seção
Dossiê - História da Família: o estado da questão
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.