Guia do educador para o filme Avatar:

abordando a educação ambiental através de um filme comercial

Autores

Palavras-chave:

Avatar, Ensino de Ciências, Educação ambiental, Filme como estratégia pedagógica

Resumo

Avatar (2009) é um filme que narra um conflito entre colonizadores humanos e nativos de outro planeta. A razão da batalha é pelos recursos naturais do local e verifica-se que a ação humana ali é destrutiva e ameaçadora à vida. Este Guia do Educador propõe aprofundar esse filme como recurso didático para abordar os seguintes tópicos: a exploração de recursos minerais e os danos ao meio-ambiente; a exploração de recursos naturais promovidas por potências a nações menos desenvolvidas; a relação dos povos nativos com a proteção ambiental, entre outras temáticas possíveis e pertinentes para potencializar o ensino da Educação Ambiental. Sendo assim, tem como objetivo orientar professores do Ensino Fundamental II, a partir das atividades propostas, visando a conscientização dos alunos para o tema. O trabalho é dividido em quatro cinco partes: introdução; referencial teórico; metodologia; desenvolvimento; e considerações finais. Conclui-se que o filme, por ser tanto um produto comercial popular com sucesso de bilheteria, como também uma alegoria de um tempo em que se faz necessária e imediata a atenção com o meio ambiente, é um ótimo material para evidenciar e ilustrar aos estudantes problemas socioambientais.

Biografia do Autor

Lucas Carneiro Costa, Universidade do Estado de Minas Gerais

Especialização em andamento em Mercado Financeiro e de Capitais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestrado interrompido (2022) em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa. Mestrado interrompido (2021) em Economia pela Universidade Federal de Alfenas. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2020). Tem experiência nas seguintes áreas: Educação (com ênfase em Sociologia da Educação e Educação Ambiental) e Economia (com ênfase em Economia Regional). Atua profissionalmente em uma empresa de consultoria em Economia e Engenharia.

Joyce Paiva Silva Pereira, Universidade do Estado de Minas Gerais

Pós-graduanda em Gestão Escola Integradora. Pedagoga formada pela Universidade do Estado de Minas Gerais.

Ana Luiza Fontoura Pinheiro, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais, com experiência em mediação estética em espaços educativos não formais e escolares e também como professora regente na Educação Infantil.

Marcelo Diniz Monteiro de Barros, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutorado e Pós-Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz - Fundação Oswaldo Cruz. Professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais e do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde - Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz. Bolsista de Produtividade em Pesquisa da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Madalena de Mello e Silva, Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)

Doutora em Ensino de Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC) / Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Cursou o Doutorado Intercalar no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-UL) como bolsista pelo Programa Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da CAPES. Mestre em Ensino de Biociências pelo mesmo Programa que cursou o doutorado. Graduada em Ciências Biológicas, licenciatura e bacharelado, pela Universidade de Barra Mansa (UBM) e com especializações lato sensu em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas pela Universidade Federal Fluminense.

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Publicado

29-08-2023

Como Citar

CARNEIRO COSTA, L.; PAIVA SILVA PEREIRA, J.; LUIZA FONTOURA PINHEIRO, A.; DINIZ MONTEIRO DE BARROS, M.; DE MELLO E SILVA, M. Guia do educador para o filme Avatar:: abordando a educação ambiental através de um filme comercial. Espaço Plural, [S. l.], v. 19, n. 38, 2023. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/31287. Acesso em: 15 maio. 2024.