O gênero romance no início do século XX
ficção, história e inconsciente a partir da busca proustiana
Palavras-chave:
gênero romance, realismo moderno, Marcel ProustResumo
Este artigo resulta de uma pesquisa mais abrangente focada no romance A la recherche du temps perdu de Marcel Proust (1871-1922), publicado originalmente na França entre 1913-27. Embora a citada obra esteja sempre no horizonte de reflexão, o presente texto não tem como objeto central sua análise detida. Antes, seu objetivo principal é localizar elementos da historicidade do gênero romance no contexto europeu, já apontando para algumas especificidades do campo literário francês, buscando assim entender as questões que permearam os debates literários na conjuntura da produção proustiana. Neste sentido, a reflexão aqui retoma nomes clássicos e contemporâneos da teoria, história e crítica literária, e busca estabelecer algumas questões que, desde o século XVIII, atravessaram e construíram o gênero romance. Dialogando com a recepção da obra contemporânea a sua publicação na França, o trabalho busca assim entender como o romance proustiano tem sido desde então localizado nos debates sobre modernismo do início do século XX.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Espaço Plural

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.