Sentir na minha pele:
narrativa histórica e violência escolar com estudantes da comunidade quilombola Invernada Paiol de Telha - Guarapuava-PR
Palavras-chave:
Historiografia, Narrativa, Quilombo, Comunidade QuilombolaResumo
O artigo busca demonstrar como a narrativa histórica, acessível à comunidade extra-acadêmica pode contribuir para a disseminação de importantes informações sobre a causa quilombola, de tal modo que a causa em questão seja perpassada e discutida por diversos atores sociais, dialogando com aspectos que constituem uma sociedade nas suas culturas e costumes. Uma narrativa histórica que busque atingir a sociedade num real trabalho de conscientização sobre o que constitui uma redução étnica. Para tanto será utilizado como exemplo nesse artigo o caso de estudantes da Comunidade Quilombola Invernada Paiol de Telha, fixado em Guarapuava/PR. Nesse artigo buscamos, através de entrevista realizada por Berg (2014) com mulheres e meninas moradoras da comunidade, entender como temáticas importantes não estão chegam a serem discutidas e muitas vezes nem são do conhecimento da comunidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Espaço Plural

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.