CURSO NORMAL DE NÍVEL MÉDIO:

O SILENCIAMENTO DE UM ESPAÇO FORMATIVO PARA O ENSINO NOS ANOS INICIAIS NO BRASIL

Autores

  • Gislaine dos Santos Pinto UFPel
  • Antonio Mauricio Medeiros Alves UFPel
  • Denise Nascimento Silveira UFPel

Palavras-chave:

formação inicial, curso normal, silenciamento, década da educação

Resumo

O texto aborda o silenciamento acerca do Curso Normal de nível médio, espaço responsável por formar professores para os anos iniciais, no Brasil. Apesar de sua importância histórica e consolidação, o curso tem sido negligenciado nas pesquisas e publicações acadêmicas recentes, o que ocorre devido a um discurso que desvaloriza o Curso Normal como formação inicial docente, refletido, por exemplo, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, que estabelece a exigência de formação em nível superior para a admissão de professores. Seu silenciamento é, portanto, resultado de uma política que apaga outros sentidos possíveis para formação inicial, muitas vezes resultando na expansão desenfreada de cursos superiores de formação de professores em instituições privadas, sem a devida qualidade. Portanto, é necessário valorizar o Curso Normal como parte essencial da formação inicial de professores no país.

Biografia do Autor

Gislaine dos Santos Pinto, UFPel

Graduada em Pedagogia e Mestra em Educação Matemática pela UFPEL. Professora aposentada das redes municipal e estadual no município de Pelotas

Antonio Mauricio Medeiros Alves, UFPel

Doutor em Educação. Professor na UFPel.

Denise Nascimento Silveira, UFPel

Doutora em Educação. Professora na UFPel

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Publicado

03-09-2025

Como Citar

DOS SANTOS PINTO, G.; ALVES, A. M. M.; NASCIMENTO SILVEIRA, D. CURSO NORMAL DE NÍVEL MÉDIO:: O SILENCIAMENTO DE UM ESPAÇO FORMATIVO PARA O ENSINO NOS ANOS INICIAIS NO BRASIL. Espaço Plural, [S. l.], v. 21, n. 42, p. 56–75, 2025. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/32817. Acesso em: 15 set. 2025.