Revisão sistemática:
escolas étnicas e a formação do habitus étnico-estudantil
Palavras-chave:
produção acadêmica, escola de japoneses, italianos, alemãesResumo
O objeto de estudo são as escolas étnicas de imigrantes no Brasil, na produção científica e acadêmica, em especial da Educação. O corpus de análise foi resultado de uma revisão sistemática (RS) para identificar o que vem sendo produzido sobre “escolas étnicas” nas produções científicas e acadêmicas e analisar as estratégias pelas diferentes etnias na formação do habitus étnico-estudantil. A pesquisa teve como referencial teórico Pierre Bourdieu. Os resultados sinalizaram que o habitus étnico-estudantil foi construído por meio de práticas e estratégias que se configuraram, na obtenção de capitais sociais, econômicos, acadêmicos, etc., mobilizados nos diferentes campos, a fim de construir a condição de acolhimento e reprodução dos pertencimentos e valores dos grupos étnicos que se estabeleceram o modo de ser e estar estudante.
Palavras-chave: produção acadêmica; escola de japoneses; italianos; alemães.
O objeto de estudo são as escolas étnicas de imigrantes no Brasil, na produção científica e acadêmica, em especial da Educação. O corpus de análise foi resultado de uma revisão sistemática (RS) para identificar o que vem sendo produzido sobre “escolas étnicas” nas produções científicas e acadêmicas e analisar as estratégias pelas diferentes etnias na formação do habitus étnico-estudantil. A pesquisa teve como referencial teórico Pierre Bourdieu. Os resultados sinalizaram que o habitus étnico-estudantil foi construído por meio de práticas e estratégias que se configuraram, na obtenção de capitais sociais, econômicos, acadêmicos, etc., mobilizados nos diferentes campos, a fim de construir a condição de acolhimento e reprodução dos pertencimentos e valores dos grupos étnicos que se estabeleceram o modo de ser e estar estudante.
Palavras-chave: produção acadêmica; escola de japoneses; italianos; alemães.
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