Revisão sistemática:

escolas étnicas e a formação do habitus étnico-estudantil

Autores

Palavras-chave:

produção acadêmica, escola de japoneses, italianos, alemães

Resumo

O objeto de estudo são as escolas étnicas de imigrantes no Brasil, na produção científica e acadêmica, em especial da Educação. O corpus de análise foi resultado de uma revisão sistemática (RS) para identificar o que vem sendo produzido sobre “escolas étnicas” nas produções científicas e acadêmicas e analisar as estratégias pelas diferentes etnias na formação do habitus étnico-estudantil. A pesquisa teve como referencial teórico Pierre Bourdieu. Os resultados sinalizaram que o habitus étnico-estudantil foi construído por meio de práticas e estratégias que se configuraram, na obtenção de capitais sociais, econômicos, acadêmicos, etc., mobilizados nos diferentes campos, a fim de construir a condição de acolhimento e reprodução dos pertencimentos e valores dos grupos étnicos que se estabeleceram o modo de ser e estar estudante.

Palavras-chave: produção acadêmica; escola de japoneses; italianos; alemães.

O objeto de estudo são as escolas étnicas de imigrantes no Brasil, na produção científica e acadêmica, em especial da Educação. O corpus de análise foi resultado de uma revisão sistemática (RS) para identificar o que vem sendo produzido sobre “escolas étnicas” nas produções científicas e acadêmicas e analisar as estratégias pelas diferentes etnias na formação do habitus étnico-estudantil. A pesquisa teve como referencial teórico Pierre Bourdieu. Os resultados sinalizaram que o habitus étnico-estudantil foi construído por meio de práticas e estratégias que se configuraram, na obtenção de capitais sociais, econômicos, acadêmicos, etc., mobilizados nos diferentes campos, a fim de construir a condição de acolhimento e reprodução dos pertencimentos e valores dos grupos étnicos que se estabeleceram o modo de ser e estar estudante.

Palavras-chave: produção acadêmica; escola de japoneses; italianos; alemães.

Biografia do Autor

Jacira Helena do Valle Pereira Assis, UFMS

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2002). Professora Titular Aposentada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul do quadro de colaboradores dos Programa de Pós-graduação em Educação - (cursos de Mestrado e Doutorado). Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Antropologia e Sociologia da Educação (GEPASE/UFMS/CNPq). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia e História da Educação, atua nos seguintes temas: memória, biografia e memorialistas; fronteira; escolas e estado laico; instituições salesianas. ORCID ID: 0000-0002-4539-6462. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7174344701638609

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Publicado

18-12-2024

Como Citar

AMAYA, S.; ASSIS, J. H. do V. P. Revisão sistemática:: escolas étnicas e a formação do habitus étnico-estudantil. Espaço Plural, [S. l.], v. 20, n. 41, p. 74–104, 2024. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/32857. Acesso em: 14 mar. 2025.