Trabalhos de memória sobre afrodescendentes no Paraná: análise de um texto autobiográfico de Zelador Cultural Candiero.
Palavras-chave:
autobiografia, memória, CandieroResumo
Este artigo faz uma análise sobre biografia e autobiografia e, em seguida, analisa parte da obra História e Cultura Afro-colombense: Rompendo o consenso da invisibilidade e a visibilidade do consenso (CANDIERO, 2021), dentro do conceito de autobiografia. Para isso nos pautamos em pensadores como Philippe Lejeune, Jacques Le Goff e Jacques Revel. Na sequência do texto foi realizada uma discussão sobre o conceito de memória, partindo do pensamento de Maurice Halbwachs, Eclea Bosi, Michael Pollak e, novamente, de Jacques Le Goff. Conclui-se que Candiero, ao realizar um trabalho de memória e produzir uma narrativa autobiográfica, contesta narrativas e memórias públicas tomadas como verdade, no município de Colombo, trazendo à luz a presença afro-colombense, em busca da construção de um futuro em que possam ser rompidas as visões negativas e estereotipadas do negro, possibilitando, a partir disso, um esquema positivo de identidade.
Referências
AVELAR, Alexandre. A biografia como escrita da História: possibilidades, limites e tensões Dimensões, vol. 24, 2010, p. 157-172.
AVELAR, Alexandre; SCHMIDT, Benito Bisso. Dois historiadores falam sobre biografia e escrita biográfica (Entrevista). Entrevista concedida a Bruno Leal Pastor de Carvalho. In: Café História – história feita com cliques. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/biografia-e-escrita-biografica/. Publicado em: 21 nov. 2017. Acesso: 27 de jul de 2023.
BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade. Lembranças dos velhos. 3ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
BOURDIEU, Pierre. Algumas propriedades dos campos. In: BOURDIEU, Pierre. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.
BOURDIEU, Pierre. As Regras da Arte: Gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
CANDIERO, Adegmar José, REINEHR, Melissa. História e cultura afro-colombense: rompendo o consenso da invisibilidade e a visibilidade do consenso. Colombo: Editora Humaita, 2021.
COLOMBO, Prefeitura de. Guia Histórico Cultural de Colombo. 2ª ed. 2011.
FANON, Frantz. Peles negras, máscaras brancas. Tradução de Renato da Silveira. Salvador: EDUFBA, 2008.
FOUCAULT, M. A vida dos homens infames. In: Estratégia, poder-saber. Ditos e escritos IV. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003. p.203-222.
FROTSCHER, Méri e OLINTO, Beatriz Anselmo. Narrativas de sofrimento, narrativas de formação: reflexões sobre a autobiografia de uma refugiada da Segunda Guerra Mundial. IN: MARMITT, Wadi, Yonissa (org.). Narrativas sobre loucuras, sofrimentos e traumas. Curitiba: Máquina de Escrever, 2016.
GINZBURG, Carlos. O Queijo e Os Vermes. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
GOMES Jr. Guilherme Simões. Palavra Peregrina. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1998.
GRUPO MEMÓRIA POPULAR. Memória popular: teoria, política, método. In: FENELON, Déa Ribeiro et al (Orgs.). Muitas memórias, outras histórias. São Paulo: Olho D’Água, 2004.
HALBWACHS, Maurice. A memória Coletiva. Tradução: Laurent Léon Schaffter. São Paulo. Ed. Vértice, 1990.
KARNAL, Leandro e NETO, José Alves de Freitas (orgs). A escrita da História: interpretações e análises documentais. São Paulo. Instituto Cultural Banco Santos, 2004.
LE GOFF, Jacques. A história nova. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
LE GOFF, Jacques. Comment écrire une biographie historique aujourd’hui? Le Débat, n. 54, mar./abr. 1989.
LE GOFF, Jacques. Saint Louis. Paris, Gallimard, 1996.
LEJEUNE, Philippe. El pacto autobiográfico. In: DOBARRO, Ángel Nogueira (Org.). La autobiografía y sus problemas teóricos. Barcelona: Antropos, 1991.
LEVI, Giovanni. A herança imaterial. Trajetória de um exorcista no Piemonte do século XVII. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
LEVI, Giovanni. Os usos da biografia. In: AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta de Moraes (Org.). Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 1996.
MACHADO, Rodrigo Vasconcelos (org). Atas do III Simpósio Internacional de Literatura Negra ibero-americana. Curitiba: UFPR/SCHLA, 2017.
OLIVEIRA, Bernardina Maria Juvenal Freire de, ROSA, Maria Nilza Barbosa, MARIANO, Nayana Rodrigues Cordeiro. Espaços da Recordação: formas e transformações da memória cultural. RACIn, João Pessoa, v. 5, n. 1, p. 1-6, jan./jun. 2017.
PERROT, Michelle. Os excluídos da História: operários, mulheres e prisioneiros. Tradução: DENISE Bottmann. Ros de Janeiro: editora Paz e Terra, 1988.
POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, 1989, p. 3- 15.
REINEHR, Melissa. Apresentação. In: CANDIERO, Adegmar José, REINEHR, Melissa. História e cultura afro-colombense: rompendo o consenso da invisibilidade e a visibilidade do consenso. Colombo: Editora Humaita, 2021.
REVEL, Jacques (org). Jogos de escalas: a experiência da microanálise. Tradução: Dora Rocha. - Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1998.
RICOEUR, Paul. Entre mémoire et histoire. Projet, Paris, n.248, 1996.
SANTOS, Romilda Oliveira. Zelador Candiero, a poesia como forma de resistência. In: RAGGIO, Ana Zaiczuk, BLEY, Regina Bergamaschi, TRAUCZYNSKI, Silvia Cristina. Abordagem histórica sobre a população negra no Estado do Paraná. V.2, Curitiba: SEJU, 2018.
SANTOS, Yuri Andrei Batista e TORGA, Vânia Lúcia Menezes. Autobiografia e (res)significação / Autobiography and (Re-)Signification. Bakhtiniana, São Paulo, 15 (2): 119-144, abril/jun. 2020.
THOMSON, Alistair. Recompondo a Memória: questões sobre a relação entre História Oral e as memórias: Projeto, São Paulo, (15), abr. 1997, p. 51 -84.
THOMSON, Alistair. Memórias de Anzac: colocando em prática a teoria da memória popular na Austrália. HISTÓRIA ORAL, 4, 2001, p. 85-101.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Espaço Plural

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.