Os saberes docentes acerca da teoria de Renzulli e as implicações nas práticas pedagógicas com estudantes com altas habilidades/superdotação no Distrito Federal
Palavras-chave:
Altas habilidades/superdotação; Joseph Renzulli; Saberes docentes.Resumo
O objetivo do artigo é analisar os saberes docentes dos professores das salas de recursos de altas habilidades/superdotação do Distrito Federal, que atuam na área acadêmica do segundo ciclo, acerca da legislação sobre altas habilidades/superdotação e a Teoria de Joseph Renzulli. Metodologicamente, foi uma pesquisa de abordagem qualitativa e de natureza aplicada. O instrumento utilizado para produção de dados foi um questionário realizado com sete docentes das salas de recursos de altas habilidades/superdotação. A análise foi feita pela decodificação e interpretação qualitativa das respostas. Os resultados indicam que estes professores conhecem, em grande parte, o arcabouço teórico proposto por Renzulli e isso pode ter implicações pedagógicas importantes em suas práticas docentes e garantia dos direitos dos estudantes com altas habilidades/superdotação ao enriquecimento curricular.
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