Currículo escolar e literatura: entre a necessidade e a possibilidade de experiências literárias
Palavras-chave:
Leitura; Texto Literário; Ensino de Literatura; Currículo Escolar.Resumo
A partir dos postulados de Antonio Candido, no campo literário, e de Dermeval Saviani, no campo pedagógico, propomos reflexão sobre a leitura literária na escola e sua relação com o currículo escolar. Partimos de uma breve apresentação sobre leitura, discutindo conceitualmente o que é ler; apresentamos o leitor como parte importante na produção de sentido(s) diante da necessidade humana de significar o mundo; ampliamos a reflexão sobre a relação entre aluno-leitor e texto literário; problematizamos a relação entre currículo escolar e literatura; por fim, apresentamos a necessidade de se refletir coletivamente sobre a natureza do texto literário e a sua inserção nuclear e efetiva no currículo escolar. Considerando o tempo precioso das aulas, defendemos que o texto literário a ser lido e analisado na escola deverá ser, sobretudo, aquele de valor artístico.
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