Ovos com pernas Desenvolvendo a contagem de dois em dois no ensino de matemática a partir da literatura infantil
Palavras-chave:
Literatura infantil; contação de história; ensino de matemática; alfabetização.Resumo
O presente artigo tem por objetivo descrever e analisar uma proposta prática realizada em uma turma do 1.º ano do ensino fundamental de uma escola da rede privada no interior do Rio Grande do Sul. Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento, na qual serão analisadas diferentes propostas, durante o ano de 2022, sendo a pesquisadora a professora regente da turma. A metodologia usada é o experimento de ensino, na perspectiva de Borba, Almeida e Gracias. O artigo apresenta uma proposta com atividades planejadas a partir do livro Ovos com pernas: contando de dois em dois, bem como a análise dessas atividades, pois a contação de histórias é um recurso que pode contribuir no processo de ensino da Matemática. Como resultados, percebe-se que, por meio de uma intervenção pedagógica lúdica, as crianças compreenderam a contagem de dois em dois, estabelecendo relação da história com a contagem de materiais concretos em sala de aula.
Referências
ABRAMOVICH, F. Literatura infantil: gostosuras e bobices. 5. ed. São Paulo: Scipione, 2009.
ALVES, A. M. M. Formação continuada de professores que ensinam matemática. In: NORNBERG, M. et al. Alfabetização e áreas do conhecimento: ensino, aprendizagem e formação de professores. Porto Alegre: Evangraf, 2018. (Coleção Pnaic UFPel, v. 1). p. 167-187.
BORBA, M. C.; ALMEIDA, H. R. F. L.; GRACIAS, T. A. S. Pesquisa em ensino e sala de aula: diferentes vozes em uma investigação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
CADERMATORI, L. O que é literatura infantil. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 2010. (Coleção Primeiros Passos).
CAMPOS, A. M. A. O raciocínio por meio da linguagem da contação de história. In: SANTOS, F. C.; CAMPOS, A. M. A. A contação de histórias: contribuição à neuroeducação. Rio de Janeiro: Wak, 2016.
FONSECA, M. G.; GONTIJO, C. H. Estimulando a criatividade, motivação e desempenho em matemática: uma proposta para a sala de aula. Curitiba: CRV, 2021.
GONTIJO, C. H. et al. Criatividade em matemática: conceitos, metodologias e avaliação. Brasília: Universidade de Brasília, 2019.
LORENZATO, S. Educação infantil e percepção matemática. Campinas: Autores Associados, 2006.
RAMOS, L. F. Conversas sobre números, ações e operações: uma proposta criativa para o ensino da matemática nos primeiros anos. São Paulo: Ática, 2009.
SMOLE, K. C. S. et al. Era uma vez na matemática: uma conexão com a literatura infantil. 6. ed. São Paulo: IME-USP, 2007.
TEIXEIRA, L. R. M. As representações da escrita numérica: questões para pensar o ensino e a aprendizagem. In: MORO, M. L. F.; SOARES, M. T. C. (org.). Desenhos, palavras e números: as marcas da matemática na escola. Curitiba: UFPR, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Espaço Plural
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.