Ovos com pernas Desenvolvendo a contagem de dois em dois no ensino de matemática a partir da literatura infantil

Autores

  • Antônio Maurício Medeiros Alves
  • Thaís Philipsen Grützmann
  • Cristiane Winkel Elert

Palavras-chave:

Literatura infantil; contação de história; ensino de matemática; alfabetização.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo descrever e analisar uma proposta prática realizada em uma turma do 1.º ano do ensino fundamental de uma escola da rede privada no interior do Rio Grande do Sul. Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento, na qual serão analisadas diferentes propostas, durante o ano de 2022, sendo a pesquisadora a professora regente da turma. A metodologia usada é o experimento de ensino, na perspectiva de Borba, Almeida e Gracias. O artigo apresenta uma proposta com atividades planejadas a partir do livro Ovos com pernas: contando de dois em dois, bem como a análise dessas atividades, pois a contação de histórias é um recurso que pode contribuir no processo de ensino da Matemática. Como resultados, percebe-se que, por meio de uma intervenção pedagógica lúdica, as crianças compreenderam a contagem de dois em dois, estabelecendo relação da história com a contagem de materiais concretos em sala de aula.

Referências

ABRAMOVICH, F. Literatura infantil: gostosuras e bobices. 5. ed. São Paulo: Scipione, 2009.

ALVES, A. M. M. Formação continuada de professores que ensinam matemática. In: NORNBERG, M. et al. Alfabetização e áreas do conhecimento: ensino, aprendizagem e formação de professores. Porto Alegre: Evangraf, 2018. (Coleção Pnaic UFPel, v. 1). p. 167-187.

BORBA, M. C.; ALMEIDA, H. R. F. L.; GRACIAS, T. A. S. Pesquisa em ensino e sala de aula: diferentes vozes em uma investigação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

CADERMATORI, L. O que é literatura infantil. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 2010. (Coleção Primeiros Passos).

CAMPOS, A. M. A. O raciocínio por meio da linguagem da contação de história. In: SANTOS, F. C.; CAMPOS, A. M. A. A contação de histórias: contribuição à neuroeducação. Rio de Janeiro: Wak, 2016.

FONSECA, M. G.; GONTIJO, C. H. Estimulando a criatividade, motivação e desempenho em matemática: uma proposta para a sala de aula. Curitiba: CRV, 2021.

GONTIJO, C. H. et al. Criatividade em matemática: conceitos, metodologias e avaliação. Brasília: Universidade de Brasília, 2019.

LORENZATO, S. Educação infantil e percepção matemática. Campinas: Autores Associados, 2006.

RAMOS, L. F. Conversas sobre números, ações e operações: uma proposta criativa para o ensino da matemática nos primeiros anos. São Paulo: Ática, 2009.

SMOLE, K. C. S. et al. Era uma vez na matemática: uma conexão com a literatura infantil. 6. ed. São Paulo: IME-USP, 2007.

TEIXEIRA, L. R. M. As representações da escrita numérica: questões para pensar o ensino e a aprendizagem. In: MORO, M. L. F.; SOARES, M. T. C. (org.). Desenhos, palavras e números: as marcas da matemática na escola. Curitiba: UFPR, 2005.

Downloads

Publicado

19-02-2021

Como Citar

MEDEIROS ALVES, A. M.; PHILIPSEN GRÜTZMANN, T.; WINKEL ELERT , C. Ovos com pernas Desenvolvendo a contagem de dois em dois no ensino de matemática a partir da literatura infantil. Espaço Plural, [S. l.], v. 1, n. 01, p. 19, 2021. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/33817. Acesso em: 21 nov. 2024.